23Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Agenda Cultural Café Literário Comédias para se ler na escola - Luís Fernando Veríssimo

Notícias

Comédias para se ler na escola - Luís Fernando Veríssimo

S1420056

Minha atual leitura é Comédias para se ler na escola. Livro de capa laranja que furtava meus olhares em 2001 nas livrarias. Quem diria que, depois de uma série de negações (11 ao todo) eu iria finalmente sucumbir à leitura de Luís Fernando Veríssimo.

 

 A verdade é que minha pouca idade me proporcionou uma visão preconceituosa acerca desse livro. A palavra escola já me soava ruim aos ouvidos, quanto ao título só podia me lembrar daquelas sátiras sem graça que os “meia-idade” adoram usar para dar certo ar de imponência intelectual, geralmente a capa é composta por caricaturas de autores clássicos ou esculturas gregas. Porque nunca perdem uma oportunidade de tirar um barato dessas esculturas.

S1420045

 Depois de muito tempo meu namorado viria a adquirir um exemplar e me recomendar constantemente. Ganhou pelo cansaço. “Sou toda sua”, disse eu com um charme para não perder a postura. E então deitamos e começamos a ler em voz alta a triste história do “Homem Trocado”.

S1420046

“ Comédias para se ler na escola” faz parte da coleção “Ver!ssimo” e conta com a ilustríssima Ana Maria Machado na apresentação e que tão sabiamente selecionou os textos que compõem a obra.

S1420048

 Comédia, ah, comédia. Tipinho contagiante, epidêmico com a chegada da internet. O clichê “use mas não abuse” é válido nessa hora solitária e reflexiva da madrugada (horário habitual em que escrevo os posts), agora o humor grotesco tomou conta do Brasil, mas muito da arte é reflexo do conhecimento de mundo do povo, ainda mais essas que são facilmente vendáveis. 

por Liz Under

fotografia: JJr.

críticas e sugestões: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.