22Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Agenda Cultural Café Literário Beleza e Tristeza - Yasunari Kawabata

Notícias

Beleza e Tristeza - Yasunari Kawabata

 beleza

 Era cedo demais e o sol já estava queimando. Minha testa estava em brasa e minha pressão dando os seus últimos suspiros, assim como a minha paciência. Fora isso, um silêncio torturante tomava conta da cidade. Refugiei-me na biblioteca mais próxima. E Foi lá que eu encontrei esse livro. 

"Beleza e Tristeza" é, até onde eu sei, uma parte das migalhas da literatura japonesa traduzida que chegam até nós brasileiros. É do escritor Yasunari Kawabata, ganhador do Prêmio Nobel de 1968 e fonte de inspiração para Gabriel García Marquez escrever o seu Memória de Mis Putas Tristes

   O soar dos sinos dos templos de Kyoto podem ser a melhor desculpa para uma viagem nostálgica. O escritor de meia idade Oki Toshio mente para si mesmo e vai de reencontro com um romance mal resolvido de vinte e tantos anos atrás. Seu nome é Otoko Ueno,artista plástica renomada por seus quadros que lembram a pintura tradicional japonesa. 

Por trás de uma visão tranquila, quase elegante, de um cidadão japonês comendo peixe cru em um restaurante chique, existe um pensamento insistente de alguém que cometeu seus erros e que decidiu, da noite pro dia, não consertá-los, mas correr atrás deles movido por uma saudade doentia e dolorosa.

 Talvez Otoko seja a mulher que age pelo amor irracional. Ela, não muito diferente de  Oki Toshio, abraça seus erros e os carrega no colo como se fossem seus filhos.

  A narrativa consegue ser apaixonante, cada passo de Oki é descrito com uma serenidade de causar terror. Kawabata conseguiu me sufocar com sua serenidade.

 

por Liz Under

fotografia: JJr.

críticas e sugestões: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.