20Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Agenda Cultural Café Literário As Parceiras - Lya Luft

Notícias

As Parceiras - Lya Luft

cafe1

 

Em novembro de 2014 eu estava voltando de São Paulo. Na minha bagagem havia, além de roupas, três livros, um deles era "As Parceiras", da autora Lya Luft.

 

 -------

 

 Anelise, uma mulher de meia idade decide buscar no passado a explicação para suas desgraças. Começando pela avó Catarina, aquela que enlouqueceu depois de ter se casado (aos 14 anos) com um marido violento, passando pelos frutos desse casamento conturbado, que são Norma, mãe de Anelise, que morreu num acidente de avião, as irmãs: Beatriz - a viúva virgem – Dora - a pintora que nunca encontrou a felicidade em nenhum dos inúmeros casamentos - e Sibila, a anã portadora de Síndrome de Down.

 A loucura e o medo dominam toda uma geração de mulheres que estavam presentes em situações nas quais a felicidade fora depositada de maneira errada e ingênua. Anelise tem como objetivo ser diferente de todas as mulheres de sua família, mas se vê sem escapatória. 

O livro fala da mulher encurralada. Porque é assim que todas nós nos sentimos ao menos uma vez na vida (antes de se libertar dessas amarras), um incômodo constante vindo de uma pressão social que parece nunca cessar. Chega um momento que nos tornamos, enfim, infelizes. Pode ser a qualquer instante, dentro do casamento ou durante uma gravidez.

 Somos todas parceiras nesse sentido, assim como essas mulheres do livro. De vez em quando, num bom humor contagiante, trocamos tragédias enquanto pintamos as unhas ou nos vestimos.

 

por Liz Under

fotografia: JJr.

críticas e sugestões: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.