22Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Agenda Cultural Artes Encontro de Pintura ao Ar Livre reúne artistas da cidade e região

Notícias

Encontro de Pintura ao Ar Livre reúne artistas da cidade e região

pintura

No último sábado (23), a Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Clube Náutico, realizou o 1º Encontro de Pintura ao Ar Livre de Araraquara e Região. Com um dia agradável e de sol, o Encontro reuniu 28 artistas de Araraquara, Piracicaba, Mogi Mirim, Guarulhos, Matão, Catanduva e Porto Alegre.

 

O secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, recepcionou o grupo de artistas em um café-da-manhã no Teatro Wallace Leal, antes da partida para o Náutico – local onde ocorreu a atividade. “Este Encontro é um dos destaques culturais da programação de aniversário de Araraquara e teve a total aprovação dos artistas da cidade e da região que pintam ao ar livre. Esperamos que seja sucesso entre os participantes e que o programa seja definitivo nas próximas comemorações de aniversário da cidade”, defendeu o secretário.

No Clube Náutico, os pintores participaram de um passeio no trenzinho, onde puderam conhecer e observar as diversas e belas imagens que formam a paisagem do clube. “Os artistas foram logo se espalhando e achando locais fantásticos para realizarem os seus trabalhos”, conta Milton Najm Bernardi, gerente da Casa da Cultura.

O pintor Marcelo Borges Araújo veio de Piracicaba para o evento. Ele conta que “foi com grande prazer que ‘Os Caipiras do Plein Air’, grupo de pintores paisagistas de Piracicaba, participou do 1º Encontro de Pintores de Araraquara”. Para ele, além de promover a pintura ao ar livre, o Encontro proporcionou uma grande interação entre pintores de outras cidades. “O Encontro incentiva a saída dos artistas da comodidade de seus ateliês para se aventurarem na natureza e, assim, redescobri-la nos mais variados tons, como faziam nossos precursores. Que venham mais Encontros como esse! A Secretaria Municipal da Cultura está de parabéns, defendeu.

O professor de pintura Ruy Cesar, de Araraquara, considerou o evento “um sucesso”. “Agradeço a oportunidade de participar com meus alunos desse Encontro e o contato com muitos colegas profissionais de diversas regiões de São Paulo e de outras regiões do Brasil. O secretário Renato Haddad e o Milton Najm, junto à equipe, conduzem com muita garra, dedicação e competência a criação e a realização de eventos culturais como este e muitos outros que acontecem em nossa cidade. Sempre com grande sucesso”, elogiou.

O artista Jonas Matos, de Guarulhos, participou e gostou muito da atividade. “Tive o prazer de me encontrar com grandes artistas, como: Clovis Pescio, Ernandes B. Silva, Marcelo Romani Borges de Araujo, Maria Helena, Chico Silva, e muitos outros. Que dias como este se repita várias vezes em minha vida. Parabéns à Cultura de Araraquara”.

Para Silvia Dionísio, de Piracicaba, o evento “foi maravilhoso”. “Foi um dia maravilhoso, regado a carinho, arte, natureza, cores, amigos e novas amizade”. Já Chico Silva, de Matão, disse que “o convite foi um grande prêmio que recebi, por ter participado do evento junto a grandes artistas”.

Os trabalhos produzidos durante o Encontro foram expostos para apreciação dos freqüentadores do clube. Com uma parceria estabelecida com Casa de Carne Borsari e das Frutas Braghini, a Secretaria Municipal da Cultura ofereceu um churrasco de confraternização ao grupo de artistas participantes.

“Esperamos realizar novos eventos para os artistas que fazem esse trabalho junto à natureza, em outros espaços. É prazeroso ver a alegria e o sucesso do evento através dos depoimentos dos artistas que participaram dessa primeira edição”, disse Bernardi.

Fonte: Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.