20Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Agenda Cultural Artes Museu Voluntários da Pátria terá visitação neste domingo (07)

Notícias

Museu Voluntários da Pátria terá visitação neste domingo (07)

museu

O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria estará aberto no domingo (07) para visitação das 10 às 14 horas, dentro da programação da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart que, a cada domingo, abre um dos museus da cidade. A entrada é gratuita.

 

Localizado na Praça Pedro de Toledo, região central de Araraquara, o Museu foi remodelado e conta com novo mobiliário, além de um auditório para 40 pessoas. Também, apresenta uma nova museografia, ou seja, os objetos estão expostos de forma a valorizá-los, porém nem tudo está exposto.

Os visitantes poderão percorrer a sala com peças do acervo e também a exposição temporária “Folclore”, composta por objetos miniaturas que estão ligados a história do folclore brasileiro. Também complementam a exposição: informações contando sobre lendas brasileiras, como a do Saci, por exemplo. Ainda podem ser conferidos: cantigas, trava-línguas, superstições, literatura de cordel e vídeos ligados ao tema.

História - O prédio do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria foi inaugurado em outubro de 1898 como sede da nova Cadeia e Fórum. O nome ‘Voluntários da Pátria’ é uma homenagem aos jovens araraquarenses que participaram da Guerra do Paraguai em 1865.

De 1911 até 1942, o prédio foi ocupado pela Câmara Municipal e pela Prefeitura. A partir de 1943, passou a sediar o Conservatório Dramático e Musical sob os cuidados do Maestro José Tescari, onde permaneceu até 1954. Abrigou também a Escola de Belas Artes de 1947 a 1963, simultaneamente ao conservatório no período de 1947 a1954.

Foi novamente sede da Câmara municipal até 1974. Passou por uma reforma e foi aberto em 5 de abril de 1975 como sede do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria.

Sua arquitetura é eclética. Entre as salas do espaço, estão: Sala Mestre Dito, Sala Profa. Silvia Carvalho, Sala Araraquara, Sala Madalena Olivastro. No pavimento superior ficam as salas das telecomunicações e energia com mostra do acervo da CPFL e objetos de telefonia.

SERVIÇO:

Museus aos domingos – 07/09

Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria

(Praça Pedro de Toledo, s/n° - na altura da Rua Carlos Gomes com Av. Duque de Caxias - Centro)

Horário: das 10 às 14 horas

Entrada gratuita

Fonte: Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.