18Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Todas as Categorias Esportes Museu Reminiscências Esportivas preserva acervo de Paschoal da Rocha

Notícias

Museu Reminiscências Esportivas preserva acervo de Paschoal da Rocha

museuesportivo

O prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, vistoriaram na última semana a reforma no novo Museu Reminiscências Esportivas destinada à exposição do acervo de Paschoal Gonçalves da Rocha, no Complexo Aquático Governador Lucas Nogueira Garcez, na Fonte Luminosa. 

 

“A reforma foi além da sala e abrange parte do complexo aquático com pintura e paisagismo. O acervo estará em local de grande movimento de esportistas entre a Arena da Fonte e o Ginásio de Esportes Castello Branco, o Gigantão. Uma região que ele adorava registrar as competições”, relata o prefeito. 

O resgate da memória esportiva da cidade também foi enaltecido pelo prefeito. “O Paschoal sempre manifestou desejo em doar o acervo ao município. Em breve, vamos disponibilizar à população as fotos, os troféus e reportagens que ele registrou desde 1980”, completa Marcelo Barbieri. 

Para o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, a reforma concluída na segunda semana de agosto foi simples, mas de um valor inestimável para a população. “O Paschoal vivia intensamente a cidade e registrava todos os eventos com a câmara fotográfica e o seu trabalho poderá ser compartilhado por todos”, disse Valter. 

A próxima etapa é montagem da mobília e da exposição de abertura. O Museu Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha deve ser inaugurado em agosto.

Patrono 

Paschoal Gonçalves da Rocha nasceu em Araraquara no dia 27 de fevereiro de 1942. Antes de fazer carreira no Departamento de Estradas de Rodagens (DER), atuou na Companhia Troleibus Araraquara (CTA). Torcedor da Ferroviária, ele acompanhou o clube desde a fundação sempre colecionando fotografias. 

Freqüentava todos os clubes da cidade e publicava em jornal local os resultados dos campeonatos internos e da Liga Araraquarense de Futebol, do futebol de salão, do basquete e outras modalidades. 

Do casamento de Paschoal e Rosmari Ortega vieram os filhos Artur, Rogério, Valéria e César e as netas Júlia e Vivian. 

Ele faleceu em 20 de novembro de 2014, aos 72 anos. 

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.