22Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Todas as Categorias Região Facebook vira caso de polícia em Américo

Notícias

Facebook vira caso de polícia em Américo

facebook

Uma das principais redes sociais, o Facebook, tem gerado ações judiciais e casos de polícia por todo o país. Estelionatos, roubos, ameaças e vários outros crimes ganham força com ajuda das redes sociais, que ainda não conseguiu desenvolver um mecanismo para coibir à ação.

 

Em Américo Brasiliense-SP, uma página supostamente falsa envolvendo o nome do vice-prefeito, Sérgio Belinelli (PV) virou caso de polícia, após a vítima elaborar um boletim de ocorrência (B.O), solicitando também uma investigação no caso. 

Apesar de inicialmente o perfil constar apenas o nome completo da autoridade, Belinelli confirmou que não tem Facebook. Alguns usuários que tem o conhecimento em crimes virtuais, acreditam que o suposto falsário pretende tirar aproveito de uma determinada situação ou, até mesmo, praticar crimes cibernéticos.  O caso está sendo investigado e através do rastreamento do IP, (Protocolo Internet) o autor poderá ser descoberto.

Segundo Denílson Lopes, jornalista e repórter-fotográfico, vários crimes de falsidade ideológica, injúria, calúnia, difamação, ameaça entre outros, através das redes sociais tem aumentado em Américo, apesar de muitas vezes as pessoas optarem por não registrarem boletins de ocorrências.  Lopes explicou que já foi vítima de alguns casos e tem encaminhado através da justiça, ações que visão identificar e punir os autores.

Apesar da demora que pode atingir anos de espera, até mesmo na remoção de uma página falsa, o jornalista concluiu que às autoridades do judiciário são obrigadas por lei, punirem os infratores ou criminosos, que através de uma boa investigação, são facilmente descobertos com a ajuda da Delegacia de Repressão Contra Crimes de Internet. Lopes explicou ainda, que o ato de compartilhar ou comentar determinados assuntos, sem o devido cuidado, também pode gera multas, punições e prejuízos financeiros até mesmo para ‘terceiros’, quando incluídos em uma ação judicial.

De acordo com Denílson, alguns meses atrás, um jovem que reside no município passou por momentos difíceis, após uma falsificação de dados com imagens e artigos pessoais serem divulgados em uma rede social. Outros atos, com divulgação de imagens pessoais, semelhantes ao caso da atriz “global” Carolina Dieckmann também já movimento a rede, em Américo Brasiliense, prejudicando principalmente os familiares.

Destaque1000

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.