21Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Todas as Categorias Região Centro Dia do Idoso é referência para cidade da região

Notícias

Centro Dia do Idoso é referência para cidade da região

centrodiaidoso

O Centro Dia do Idoso de Araraquara recebeu a visita da diretora da Promoção Social de Porto Ferreira (SP), Ana Carolina Diniz, nessa quarta-feira (24).

Ela veio conhecer a estrutura, o equipamento e a prática do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, apresentou o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar, que começa com os encaminhamentos da rede de atendimento para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“Os oito Cras que nós temos em Araraquara, o Creas, o Cria e os demais órgãos da rede de atendimento são a porta de entrada para encaminhando dos idosos ao nosso Centro Dia, que também atende demanda espontânea”, relata Porsani.

A gerente da Proteção Especial, Jacqueline Pereira Barbosa, destacou que o Centro Dia vai além do serviço oferecido diretamente ao idoso, a equipe tem como objetivo acompanhar o núcleo familiar, buscando propiciar o fortalecimento dos vínculos familiares. “A responsabilidade em relação ao idoso é da família, que por vezes necessita de apoio para exercer sua função protetiva. O Centro Dia do Idoso atende situações de risco e ou vulnerabilidade social”, relata.

Segundo a diretora Ana Carolina Diniz, a previsão de entrega do prédio do Centro de Porto Ferreira é para o final deste ano. “O Centro Dia do Idoso de Araraquara atualmente é considerado referência na execução do serviço, neste sentido viemos observar com muito interesse os conceitos de atendimento e o funcionamento do equipamento”, disse a diretora.

Longevidade

Inaugurado em dezembro de 2014, o Centro Dia do Idoso, na Rua Mário Ybarra de Almeida, 1011, no Bairro do Carmo, na zona oeste, tem capacidade de atendimento diário de até 50 idosos.

No momento, 15 pessoas acima de 60 anos participam do grupo de trabalhos manuais, jogos lúdicos, estimulação cognitiva e de memórias, cuidados de higiene pessoal, entre outras atividades.

Atendimento

Nascida em São Francisco do Sul no estado de Santa Catarina, no dia 20 de janeiro de 1915, Maria Sebastiana da Silva, de 100 anos de idade, começou a freqüentar o grupo na última segunda-feira. ”Meu pai era marinheiro e gosto de frutos do mar, já trabalhei muito e hoje gosto de passear na chácara da minha filha e ler a bíblia”, diz com tranqüilidade.

Outra idosa, a Adelina Silva, 76, foi a primeira a ser acolhida no Centro Dia desde a inauguração. “Moro no Parque São Paulo e meu genro me traz todos os dias. Gosto de conversar, participar do bingo e conversar com as amigas”, afirma sorridente.

A responsável pelo Centro Dia do Idoso, Alaíde Bello, relata que o horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone 3331-5379.

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.