21Novembro2017

Araraquara.com.br

Programação cultural agita 197 anos de Araraquara

progculturalararaq

Os 197 anos de Araraquara, comemorados no próximo dia 22 de agosto, recebem uma programação cultural especial para homenagear o aniversário da cidade. A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, já começou a festa com diversas atrações gratuitas.

 

Uma das atrações principais será a Seresta Para Todos, no dia 21 de agosto, na Praça do Carmo. Com início às 20 horas, os shows terão Flor de Abóbora e Demônios da Garoa. A realização do evento é da GasBrasiliano com o apoio da Prefeitura de Araraquara.

Tradicional nesta comemoração, o Desfile Cívico trará o tema “Tradição e Contemporaneidade”. O desfile terá início às 9 horas do dia 22 de agosto na Avenida Bento de Abreu. As crianças, maioria do desfile, sairão do pavilhão principal do Cear onde será o ponto de concentração e local de partida. Os participantes passarão pelo Gigantão e seguirão pela Bento de Abreu.

A organização do desfile está montando a grade com os participantes. Escolas municipais, particulares, instituições, clubes de serviços, secretarias municipais, programas e projetos sociais do município, além do Tiro de Guerra, Polícia Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiro, e muitas outras instituições são esperadas para a homenagem à cidade.

Cultura

Quatro exposições já podem ser conferidas: “Coletivo Terça ou Quarta + Acervo Municipal”, na Casa da Cultura até 20 de setembro; e até o final do mês: “Palmeiras: a história centenária que marcou Araraquara” no Museu do Futebol e dos Esportes; “Folclore” no Museu Voluntários da Pátria, e “A história do Museu da Imagem e do Som” no próprio MIS.

As orquestras também têm espaço certeiro nos 197 anos da cidade: no dia 15, a Orquestra Jovem de Araraquara, em parceria com o projeto Oficina Musical, apresenta concerto no Teatro Municipal, às 20 horas. No dia 22 é a vez daOrquestra Jazz Sinfônica, com participação especial da cantora Juliana Amaral, se apresentar no Centro de Convenção Dr. Nelson Barbieri. Ainda, no dia 30, às 20 horas, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é destaque no Teatro Municipal. Os ingressos para estas apresentações serão distribuídos no local e dia da apresentação, a partir das 13 horas (02 ingressos por pessoa).

Uma das novidades da programação é o 1º Encontro de Pintura ao Ar Livre, que será realizado na sede de campo do Clube Náutico, com o apoio cultural da Casa de Carnes Borsari e Clube Náutico Araraquara. O evento acontece no dia 23 de agosto, das 9 às 17 horas.

Também destaque é o 5º H2H (Head to Head) – Campeonato Brasileiro de Bumerangue, no dia 23, das 08 às 17h, no Parque Ecológico do Pinheirinho. O evento irá contar com a presença do campeão mundial André Caixeta, do campeão brasileiro Eduardo Místico e do recordista mundial Fábio Santos.

No dia 30 de agosto, no Parque Infantil, será realizada a Heineken Cidadania, das 9 às 13 horas. O evento conta com teste de pressão, de glicemia, unidade móvel de odontologia, fisioterapeuta, nutricionista, corte de cabelo, teste de HIV, esportes, apresentações culturais e recreação infantil.

Mais atrações

Os programas da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart entram no clima de aniversário: o Cinema Especial, nas segundas de agosto, destaca as produções araraquarenses, sempre às 20 horas, na Casa da Cultura. Já foram exibidos: “Férias no Arraial”, com direção de Edward Freund; “Ana”, “Nariz Vermelho” e “Tem dia que é de noite”, com direção de Fernando Mori. A programação ainda destaca: “Memórias da EFA”, com direção de Marcelo Machado, no dia 18; e “Araraquara: Memórias de uma cidade, com direção de Renato Barbieri, no dia 25. A entrada é gratuita.

O Recital das 10, no dia 30, às 10 horas, apresenta o Coral Musiarte, do Colégio Progresso, e Gláucia Guimarães e Paulo Santoro (piano e voz) na Casa da Cultura. Já no dia 31, o Cultura no Samba terá início às 10 horas no Palacete das Rosas, com a apresentação de dez grupos musicais e transmissão ao vivo pelo programa “Brasil das dez as duas”, do locutor Júlio César, pela Rádio Morada do Sol.

O Choro das Águas continua apresentando os talentos locais da cidade, em seus shows musicais na Praça do Daae, com o apoio da Caixa Econômica Federal. O evento acontece todo domingo a partir das 16 horas. A programação de agosto já apresentou Banda UTI e Hobby Music. No próximo domingo (17) é a vez do grupo Nó na Madeira, com uma homenagem a Nelson Cavaquinho e Cartola. A programação traz ainda: Grupo Polifonia (dia 24) e Diana Xavier e Sueli Cotrin (dia 31).

Vale destacar que, nesta semana, nos dias 12 e 13, os alunos do professor Bruck Oliver, do projeto Núcleo de Formação da Casa da Cultura, apresentam o espetáculo “Tanta intriga por...”, às 19h30, no Teatro Wallace Leal. O mesmo grupo se apresenta no Teatro do SESI, nos dias 19 (“O Erro da Troca”) e 20 de agosto (“Tanta intriga por...”), às 20 horas. As apresentações são gratuitas.

Mais informações estão sendo disponibilizados no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

Fonte: Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.