20Outubro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Pesquisadores da USP e da UNICAMP visitam museus em Araraquara neste terça

Pesquisadores da USP e da UNICAMP visitam museus em Araraquara neste terça

Na manhã desta terça-feira (dia 10), pesquisadores da USP e da UNICAMP estarão no Museu de Paleontologia e Arqueologia de Araraquara (MAPA) e Museu Histórico Voluntários da Pátria. O objetivo da visita é realizar análise nos acervos de peças dos dois museus para dar continuidade às pesquisas arqueológicas que vêm sendo feitas na região de Araraquara.

Eles também farão uma breve conversa sobre os resultados e perspectivas das pesquisas com crianças de escolas da cidade, que estarão em visita ao museu. 

As pesquisas feitas em Araraquara, com apoio dos museus municipais e da Fundação Araporã, têm contribuído para rediscutir as teorias conhecidas sobre a ocupação das regiões Sul e Sudeste do Brasil, e Leste da América do Sul. O principal objeto dos estudos é o sítio arqueológico Boa Esperança II, descoberto nas margens do rio Jacaré-Guaçu, entre Araraquara e Boa Esperança do Sul.

Resultados obtidos em análises de solo por métodos de datação em laboratório apontam que a presença humana teria a idade de até 14.500 anos antes do presente, sendo o mais antigo sítio arqueológico do estado de São Paulo. Essa idade seria pouco usual para o interior do estado, o que tem levado ao aprofundamento das discussões e à realização de novos trabalhos para melhor compreender o sítio Boa Esperança II.

O acervo de peças coletadas do sítio arqueológico - ferramentas de rocha lascada, como raspadores e ponta de projétil - encontram-se sob a guarda dos museus municipais, que têm dado suporte às atividades de pesquisa desenvolvidas.  

Os pesquisadores realizaram intervenções na área em 2009, 2015, com novas escavações previstas para o final do 2017. Trabalhos feitos com os resultados dessas intervenções têm sido publicados em congressos científicos e publicações nas áreas de arqueologia, geografia e geologia.

Além de conversar com as crianças sobre os resultados das pesquisas, os pesquisadores pretendem falar sobre a importância da ciência e dos museus que vêm apoiando as pesquisas na preservação do patrimônio histórico.

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.