21Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Etec Industrial participa da 1ª Semana da Alimentação Saudável

Etec Industrial participa da 1ª Semana da Alimentação Saudável

etec

Na quinta-feira (19), como parte da programação da 1ª Semana da Alimentação Saudável, foi realizada na Etec “Anna de Oliveira Ferraz” (Industrial) a palestra “Guia Alimentar da População Brasileira”, com a professora Maria Júlia de Miguel (USP), nutricionista da Prefeitura de Guariba e responsável pela alimentação escolar daquela cidade.

 

Presente à palestra, o autor da Semana da Alimentação Saudável, vereador Roger Mendes (PP), ressaltou para a plateia, repleta de alunos e professores, que quase sempre a juventude não se alimenta de maneira saudável e que aquele poderia ser um momento de reflexão, pois iriam obter informações valiosas com a palestrante com a ampla explanação sobre o novo guia alimentar.

Maria Júlia explicou que o Guia traz significativas mudanças, como o das pessoas evitarem se alimentar em redes de fast food e optarem por refeições caseiras. “Quando não der, optar por locais que ofereçam uma alimentação mais saudável”, acrescentando que é muito importante ter companhia na hora de fazer as refeições e evitar comer assistindo televisão. “Há também o incentivo da família ou das pessoas se interagirem na hora do preparo da refeição: enquanto um lava, o outro corta os legumes, enfim ter um envolvimento maior na preparação do alimento”. A palestrante ressaltou que agora são recomendadas porções que tenham alimentos frescos e pouco processados. “Nada como o bom arroz e feijão”, brincou.

Embora saiba que seja difícil, Maria Júlia orientou, seguindo as normas do Guia, para que se evite ao máximo alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes.

Conscientização

Questionada sobre a lei de autoria de Mendes, Maria Júlia afirmou que ações como a Semana são muito importantes para a população, pois coloca a mesma ao encontro de pesquisas que vêm sendo realizadas no Brasil e, principalmente, nas cidades de uma forma geral. “É uma forma de divulgar as coisas que estão sendo feitas no município”.

Sobre como fazer com que a população tenha consciência de ingerir alimentos saudáveis, o que pode evitar muitas doenças, a nutricionista cita a saúde pública, como, por exemplo, as Unidades Básicas de Saúde que deveriam ter mais ações de conscientização na parte da nutrição.

Estiveram presentes a nutricionista e coordenadora do curso técnico de Nutrição e Dietética da Etec, Patrícia Barreto, o parceiro fornecedor da alimentação escolar de Araraquara, Rafael, Paula Oliveira, da Segurança Alimentar, a nutricionista Fernanda Nascimento, a gerente de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Marcia Cristina de Alcântara Guimarães, e Marcelo Mazeta, que aproveitou para falar sobre a Conferência que vai debater segurança alimentar e sustentabilidade. O tema será debatido novamente nesta sexta-feira (26), das 8 às 17 horas, na Etec), durante a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento tem como tema “Da terra ao prato: Comida de verdade”.

Fonte: http://www.camara-arq.sp.gov.br/site/index.php/etec-industrial-participa-da-1a-semana-da-alimentacao-saudavel/

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.