22Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Festival Duo Glacial coloca música caipira em evidência

Festival Duo Glacial coloca música caipira em evidência

festivalduo

A nostalgia daqueles bons tempos, quando o rio corria limpinho, os professores eram respeitados nas escolas e se sorvia o café que os pais tinham plantado em casa. Tudo isso foi lembrado, com palavras recheadas de poesia, pelo jornalista José Roberto Fernandes

na Tribuna Popular nesta terça-feira (24), durante a 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. Na ocasião, ele agradeceu a Casa de Leis pela aprovação do projeto de lei nº 255/17, de autoria do vereador Toninho do Mel (PT), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do município o Festival Duo Glacial de Música Caipira. “Uma homenagem como essa é algo único, e nos enche de alegria por essa música caipira, genuína e brasileira que insiste em não morrer, apesar de todos os ‘jabás’ nas rádios e de toda a mídia eletrônica que nos absorve”, apontou Fernandes, que acrescentou: “É a música que nos leva de volta à fazenda, às amizades, aquela música que nos emociona e nos conduz a um verdadeiro túnel do tempo”.

O Festival acontecerá anualmente em 25 de março, com o objetivo de resgatar a história, a músicas e a trajetória do Duo Glacial, envolvendo familiares, amigos e artistas que conviveram com os irmãos Miguel e Aninha Servan, a dupla que conseguiu vender mais de um milhão de discos com a canção “Poeira”, vencedora do concurso da Rádio Nacional em 1967. Ao longo de sua carreira, o Duo Glacial gravou 26 LPs e quatro CDs. Ambos faleceram em 2015.

Dado que o projeto prevê que os recursos necessários para a promoção do Festival deverá provir de doações, campanhas e parcerias com empresas públicas e privadas, sem ônus para o município, Fernandes afirmou que “nós, os fãs de Miguel e Aninha, assumimos o compromisso de arcar com essa responsabilidade para que se possa realizar, de forma permanente, essa justa homenagem àqueles que fizeram da música a razão de sua própria existência”.

Fonte: http://www.camara-arq.sp.gov.br/site/index.php/festival-duo-glacial-coloca-musica-caipira-em-evidencia/

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.