21Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Renata Jambeiro apresenta show Sambaluayê no Sesc

Renata Jambeiro apresenta show Sambaluayê no Sesc

renatajambeiro

Com grande diversidade cultural, show é dançante, alegre e ritualístico. Entrada é gratuita 

 

Com um samba marcado pelas matrizes africanas, a cantora Renata Jambeiro chega ao Sesc Araraquara para apresentar ao público seu segundo álbum, “Sambaluayê”, em show gratuito na próxima sexta-feira (27), às 20 horas. A garra, o talento e a alegria de Renata são mostrados como uma forma de oração, e seu show é sempre uma homenagem ao samba, aos sambistas e à música popular brasileira.

Sambaluayê trata de um aprofundamento do samba na perspectiva africana. Sem abandonar a linguagem contemporânea do estilo, ressalta a importância da miscigenação musical gerada pela chegada dos negros no Brasil, com suas diversidades culturais, rítmicas e étnicas. Além da busca pela ancestralidade representada pela tradição oral, pelos contadores de histórias, pelos pretos velhos e pelos sotaques de tambores que deram origem ao samba. É um aprofundamento da pesquisa da cantora sobre o samba que é feito hoje, sendo influenciado pela tal “raiz do samba”, tão falada hoje em dia. Uma espécie de “deciframento” do que seria esta raiz.

O tambor se torna o elo com a ancestralidade e Renata Jambeiro se torna a voz desta história mesclando estes elementos que se tornam o produto final, que é a música apresentada no show, cujas músicas têm um teor singular. Cada bloco traz um enredo, como os africanos chegando ao Brasil, os negros velhos, as mulheres e os orixás  chegando ao samba que se faz hoje, sem perder a perspectiva de raiz africana.

Este show já foi apresentado em cinco países, com sucesso de público e crítica – São Tomé e Príncipe, Moçambique e Cabo Verde, na África. Em Berlim-Alemanha e no Festival Midem, na França. Tem como produto 1 CD, 1 DVD e um Documentário onde estão registradas imagens da pesquisa de Renata Jambeiro realizada no Maranhão e no Rio sobre os ritmos que influenciam  nossa música, a religiosidade e a ancestralidade que formam a base da nossa cultura.

Serviço

Show Renata Jambeiro

Dia: 27/10, sexta

Horário: 20h

Local: Garimpo

Classificação: Livre

Grátis

Fonte: http://revistacidadeararaquara.com.br/social/renata-jambeiro-apresenta-show-sambaluaye-no-sesc

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.