22Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Cidade sedia Encontro Regional da Coletiva Seletiva nesta quinta (26)

Cidade sedia Encontro Regional da Coletiva Seletiva nesta quinta (26)

A Rede Anastácia de Catadores de Materiais Recicláveis, que engloba 11 cooperativas da região central e da Alta Mogiana, promove nesta quinta-feira (26), às 9h, no Centro Internacional de Convenção, o 7º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária.

Dois temas serão debatidos no encontro. O Tema I abordará “O Impacto do Novo Marco Regulatório nas Organizações de Catadores”, com o advogado Eugênio Alves Soares.

Já o Tema II, “Experiências das relações entre Cooperativas/Associações de catadores e Poder Público”, será apresentado pelo prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Sérgio Barboza (PSDB).

O terceiro palestrante do encontro, Paulo Ronaldo Salles Fernandes, analisará o painel “Contratações de serviços de coleta seletiva”.

O encontro, inédito em Araraquara, tem o incentivo do prefeito Edinho, que idealizou a Cooperativa Acácia em seu primeiro mandato (2001-2004). Recentemente, Edinho apresentou no IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, em Cabo Verde, na África, a cooperativa de Araraquara como modelo de sustentabilidade e geração de renda.

A expectativa é altamente positiva para a presidente da Acácia, Helena Francisco da Silva. “Nossa cooperativa esteve presente nos encontros anteriores e é um orgulho sediar o evento em nossa cidade. Desde a criação estamos avançando e, neste ano, adquirimos dois caminhões e um trator. O encontro é uma oportunidade para troca de experiências e orientações para a gestão das cooperativas e associações de catadores”, projeta Helena.

A coleta seletiva na cidade será normal nesta quinta-feira e a Acácia será representada no evento por gestores da cooperativa.

Acácia

Fundada em 2001, a Cooperativa Acácia começou a coleta seletiva em 2007 e atualmente conta com 170 catadores e catadoras, cujo valor central é a sustentabilidade.

A principal atividade econômica é a reintrodução de resíduos sólidos no ciclo produtivo, gerando renda e poupando recursos naturais.

Outras atividades sustentáveis são desenvolvidas pela Acácia, como ações de Educação Ambiental dos cooperados e da população, coleta e reaproveitamento de óleo de cozinha doméstica e cozinha industrial para a produção de biocombustível, além de orientações e colaboração em projetos culturais e projetos acadêmicos.

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.