22Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Prefeitura promove primeira Conferência sobre Segurança Alimentar

Prefeitura promove primeira Conferência sobre Segurança Alimentar

conferencia

Com o tema “Da terra ao prato: comida de verdade”, a Prefeitura promoveu a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável nessa quinta-feira (26), na Escola Técnica Paula Souza, na região central de Araraquara. 

 

Durante a abertura do evento, o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, representando o prefeito Edinho, ressaltou a participação efetiva da população que lotou o auditório da escola técnica. “O Plano Municipal de Segurança Alimentar construído com propostas debatidas e aprovadas por agricultores e consumidores nesta Conferência irá nortear as nossas ações nos próximos anos”, ressaltou Damiano Neto. 

Para o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta, a Conferência é um momento histórico para a cidade nos seus 200 anos de fundação. “É uma colaboração da população que formulou 76 propostas nas 24 pré-Conferências realizadas nos meses de setembro e outubro”, enfatizou. 

A deputada estadual Márcia Lia destacou a importância de propostas para uma alimentação saudável em contraponto ao momento que se discute o processamento de alimentos próximos ao vencimento e o uso de agrotóxicos. 

“Conhecer a origem dos alimentos que são distribuídos às entidades sociais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e debater propostas para enfrentar os desafios da Administração Municipal é um dos objetivos da Conferência”, na opinião da secretária da Assistência e do Desenvolvimento Social, Eloisa Mortatti.

O vereador Edio Lopes mencionou a dificuldade de regulamentar os produtos orgânicos, por meio da certificação, e o abuso do uso agrotóxico, principalmente com aviões agrícolas, e enalteceu os organizadores da Conferência. “Propostas construídas pela população junto ao governo democrático que serão fundamentais para o futuro”, resumiu o vereador. 

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, João Vicente dos Santos, as propostas serão analisadas e encaminhadas para auxiliar a gestão municipal neste momento difícil da economia do País. 

“Além de propostas, a Conferência provoca uma grande reflexão sobre nossa alimentação, desde semente plantada com carinho no campo, o café da manhã e outras refeições. Devemos fazer escolhas conscientes sobre os alimentos”, propôs a coordenadora de Agricultura, Silvani Silva. 

O fortalecimento do PAA foi o tom do pronunciamento da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Márcia Aere Pedro Antonio.

Palestra 

A palestra magna do evento foi ministrada pelo professor da Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal), Sinézio Inácio da Silva Jr. Ele é graduado em Farmácia Bioquímica, bacharelado em Ciências Sociais (1994) e mestrado em Alimentos e Nutrição (1995), todos pela Universidade Estadual Paulista – Unesp, e doutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo – USP (2002).

Fonte: http://folhacidade.net/noticias/ver/prefeitura-promove-primeira-conferencia-sobre-seguranca-alimentar

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.