18Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Atividades gratuitas para idosos movimentam novembro e dezembro no Sesc

Atividades gratuitas para idosos movimentam novembro e dezembro no Sesc

atividades

Através de diversas atividades voltadas especialmente ao público que tenha acima de 60 anos, o Trabalho Social com Idosos (TSI) é um programa do Sesc São Paulo que desenvolve ações buscando o equilíbrio de  3 eixos “Sociedade e Cidadania”, “Corpo e Movimento” e “Arte e Expressão”. 

 

As atividades socioculturais e educativas visma promover a sociabilização, a reflexão sobre o envelhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e a integração dos participantes com as demais gerações. 

Toda a programação é aberta ao público e gratuita. Para participar basta passar pela Central de Atendimentos do Sesc para fazer gratuitamente uma credencial de atividades, apresentando o CPF e o RG. Como as vagas são limitadas, há a necessidade de inscrição prévia, que pode ser feita a partir do primeiro dia do mês. 

Não conhece ainda o TSI? Uma boa oportunidade de conhecer outros integrantes e se familiarizar melhor é o Cá Entre Nós, encontro dos participantes do programa das unidade de Araraquara, Bauru, São Carlos e Ribeirão Preto, que acontece aqui mesmo no Sesc Araraquara, no dia 2 de dezembro. Será um dia de confraternizar e aprender, com vivências, música, arte, dança e muita diversão! Basta fazer a inscrição e começar uma nova aventura.

Além disso, entre novembro e dezembro o Sesc terá oficinas de tai chi chuan, guirlandas de palha de milho, entramados de bambu e cultivo de hortaliças.

As aulas de Tai Chi Chuan são ministradas às terças e quintas, ao longo do mês todo, pela instrutora de atividades físicas do Sesc, Andreia Nunes. Esta arte marcial chinesa pode trazer aos participantes melhoras na concentração e na consciência corporal, além de benefícios físicos, mentais e emocionais. 

A oficina “Horta em qualquer Lugar” tem por objetivo falar sobre agroecologia e mostrar que é possível cultivar ervas e hortaliças em qualquer espaço. Como decidir o melhor lugar para a horta, como fazer o substrato, os principais cuidados com irrigação, adubação e colheita serão alguns dos assuntos abordados neste encontro com Alessandra Nahra, jornalista e micro agricultora urbana, que acontece no sábado (11), das 10h30 às 12h30.

“Entramados de bambu”, no sábado (18), das 14h às 17h, traz técnicas de conservação, tipos de nós, amarrações e confecção de varetas. Os participantes aprenderão como fazer uma rede de descanso, persianas e jogo americano com o material. Quem ensina tudo isso e muito mais é a artista plástica Azucena Rodriguez. 

Com a chegada do Natal, enfeites tradicionais da época podem ganhar um ar mais natural e sustentável, com o reaproveitamento da palha de milho como matéria-prima principal. Esta oficina será com a artesã Carmem Marino, de 6 a 8 de dezembro.

Programação completa

Grátis. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimentos.

De 2 a 30, terças e quintas, 14h. (exceto dia 21) - Aula Tai Chi Chuan

Dia 11, sábado, das 10h30 às 12h30 - Oficina Horta em qualquer Lugar

Dia 18, sábado, das 14h às 17h - Oficina Entramados de Bambu

Dia 2/12, sábado, a partir das 13h -  Cá Entre Nós / Encontro entre Unidades

De 6 a 8/12, quarta à sexta, das 14h às 17h - Oficina Guirlandas de Palha de Milho

Fonte: http://revistacidadeararaquara.com.br/cotidiano/atividades-gratuitas-para-idosos-movimentam-novembro-e-dezembro-no-sesc

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.