10Dezembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Bond Black apresenta Baile dos Pretos no Sesc

Bond Black apresenta Baile dos Pretos no Sesc

bondblack

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a banda Bond Black estará no Sesc Araraquara na próxima segunda-feira (21), a partir das 16 horas, com um show dançante que homenageia três ícones de música negra brasileira: Jovelina Pérola Negra, Luis Melodia e Itamar Assumpção. A apresentação, que conta com entrada franca, é uma realização do Sesc Araraquara, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Centro de Referência Afro Mestre Jorge, que celebra o Mês da Consciência Negra.

 

Devoção a  uma das maiores intérpretes de samba de partido alto do Brasil encontra dois grandes compositores e intérpretes sagazes de suas próprias narrativas de vida e arte, Itamar e Luis, que encantaram gerações com suas músicas quase loas, quase pontos, quase canções, pois eram em muito crônicas de nossas madrugadas em sonhos e buscas. Trazer a obra destes sagrados pretos velhos, nossos recém antigos num show feito em formato de “gurufin” e exaltação é uma forma de dizer que muitos de nós estão nas ruas pela noite buscando ser mais que sagazes negros gatos, mas sim “pérolas negras” que estão por ser re-descobertas  entre “miligramas” e “sorrisos abertos”. 

Capitaneada por artistas engajados em retomar o balanço das propostas musicais pretas brasileiras sob um prisma pan-africanista, esta jornada é de re-encontro e afirmação. Re-encontro porque é feita por músicos que circulam seus  trabalhos e que  nestes imbuíram-se  de se juntar num caminho musical exatamente pelo prisma da negritude. Afirmação porque se valem de seu protagonismo negro como representação factual e simbólica ao mesmo tempo de marcar identidade com público que se insere em 54% da população brasileira, sem deixar de lado, evidentemente todas as plateias em amálgama humano pelos trajetos sonoros de suas diásporas e relações.

Baile dos pretos sempre foi um lugar de encontro e consciência que motivou as populações negras da diáspora a se encontrem em meio às lutas pelos direitos civis nos EUA. Esta luta motivou em muito estes encontros dos anos 1960 até os anos 1990, tornando-se cultura recriada na urbanidade, sendo herança dos momentos gerais em que se tocavam os tambores e se entoavam cânticos, desde o nascimento à partida, no cerne das africanidades das quais descendemos, em arte e vida. 

Serviço:

Bond Black – Baile dos Pretos

Dia: 20/11, segunda

Horário: 16h

Local: Convivência

Classificação: Livre

Grátis

Fonte: Revista Cidade Araraquara

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.