23Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Gratuita, exposição do artista plástico Carlos Rezende fica até dezembro na cidade

Gratuita, exposição do artista plástico Carlos Rezende fica até dezembro na cidade

exposicaocarlosresende

Mostra ‘Anatomia da Linguagem’ acontece de 23 de novembro a 15 de dezembro na Casa da Cultura

 

Araraquara, novembro de 2017. – A partir deste mês, o artista plástico Carlos Rezende apresenta um novo projeto em Araraquara. Intitulada ‘Anatomia da Linguagem’, a mostra traz 42 obras autorais em uma exposição gratuita e aberta ao público.

Segundo o artista, a mostra é um trabalho sobre linguagem, construído a partir de diversos elementos, como mapeamentos, lugares, geometria, conexão, ensaios e analogias. O desenvolvimento da exposição é o resultado do trabalho de pesquisa do artista iniciado em Roma no ano de 2001 e finalizado no Brasil no início de 2012.  O ponto de partida foi a leitura de livros antigos de anatomia, consultados, principalmente, no acervo da Biblioteca Pública de Roma e da Biblioteca Nacional de Paris. A pesquisa considerou estudos dos desenhos de anatomia antes do aparecimento dos registros eletrônicos.

“Nesta mostra, tudo está sendo trabalhado a partir de elementos visuais, para criar uma narrativa baseada na minha vivência, influências e personalidade.Anatomia da Linguagem é também uma crônica visual tendo como personagem protagonista a linha, desde seu registro rudimentar até ela ser transformar em equação matemática para uso nos aplicativos de projeto em design. Faço uma análise das formas e dos elementos da linguagem. Não só o que é registrado, mas sim o metafísico”, explica o artista plástico.

A exposição terá abertura no dia 23 de novembro, às 18h, na Casa da Cultura. As visitações seguem até o dia 15 de dezembro, das 9h15 às 20h45, de segunda a sexta-feira. Há também a possibilidade de agendar visitas guiadas.  A arte-educadora Débora Andrade será a responsável pelo programa educativo, voltado para escolas do município e da região e que tem como objetivo despertar nos jovens percepções diferentes sobre o mundo e seu cotidiano, incentivando o pensamento crítico.

O projeto conta com o patrocínio da Transportadora Pituta, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, tem parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Araraquara e é uma realização da ComTexto Cultural. 

Sobre Carlos Rezende

Artista multidisciplinar, formação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU - USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Estudou afrescos e história da arte na Accademia di Belle Arti di Roma, na Itália. É sócio-fundador, junto com Andréa Bersanetti, da A2 Arquitetura e Arte Contemporânea de Araraquara, escritório e estúdio onde trabalha desde 2002 e que se tornou referência em projetos institucionais (universidades, hospitais, bancos, clubes, laboratórios e clínicas médicas) e residenciais no Estado de São Paulo. Rezende é muralista, desenhista, gravador e autor do livro “Os Véus, A.”, Edição Autoral, 2011. Artista do circuito internacional, com exposições em Cingapura, Roma, Hong Kong e recentemente Zurique, na Suiça, 2 a 17 de novembro, na Raumreolon, “Patterns Project, paintigs and drawings”.

Web Site: http://carlosrezendestudio.com

Serviço:

Exposição Anatomia da Linguagem - Abertura

Data: 23 de novembro

Horário: a partir das 18h

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa – R. São Bento, 909 - Centro, Araraquara (SP)

Permanência até 15/12/2017.

Entrada gratuita

Para o agendamento de visitas guiadas é necessário entrar em contato pelo telefone (16) 3333 1159.

Fonte: Revista Cidade Araraquara

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.