22Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Escola do Legislativo transmite webinário sobre novos rumos do Poder Legislativo

Escola do Legislativo transmite webinário sobre novos rumos do Poder Legislativo

webinario

Fiscalizar os gastos dos recursos públicos, discutir e aprovar as leis. Além dessas atribuições definidas por lei, a Câmara Municipal deve assumir, cada vez mais, a função de mediação.

Esta é a proposta do professor André Barbi, autor do livro “O que é ser um vereador?”, defendida no webinário, transmitido ao vivo, pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, na Casa Legislativa na tarde de quinta-feira (09).  Participaram também da transmissão o vice-presidente da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas (Apel), Roberto Delphino Júnior, e o jornalista do Pro Legislativo Sérgio Lerrer.

“Os vereadores devem partir do pressuposto de que não há problema que afete a sociedade que não seja do interesse da Câmara. No entanto, nem todos os problemas são de responsabilidade do Legislativo. Nesses casos, cabe à Casa o papel da mediação para a busca da solução”, afirma Barbi. Para isso, o professor aponta para a necessidade de reposicionamento da postura da Câmara, tornando-se mais proativa. “A Câmara deve ser um radar social, conhecer de fato a comunidade, para que as políticas públicas sejam efetivas. É preciso menos leis e mais conteúdo”, complementa.

Tal mudança, na opinião de Delphino Júnior, é reflexo de uma sociedade que tem se tornado cada vez mais consciente do seu papel como cidadã, exigindo transparência e publicidade nas ações públicas.  “O povo se tornou o grande fiscal”, afirma o vice-presidente da Apel, para quem o livro é um manual a ser seguido por todos os vereadores a fim de se capacitarem e se colocarem melhor no plenário.

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) e os vereadores Elias Chediek (PMDB), Cabo Magal Verri (PMDB), Gerson da Farmácia (PMDB), José Carlos Porsani (PSDB) e Roger Mendes (PP). Mais informações sobre o livro no site: www.igam.com.br.

Fonte: Câmara Municipal de Araraquara

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.