21Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cidade Nova iluminação de LED nas vias públicas aumenta a sensação de segurança, afirma Tenente Santana

Nova iluminação de LED nas vias públicas aumenta a sensação de segurança, afirma Tenente Santana

novailuminacao

Uma nova etapa do projeto Ilumina Araraquara recebeu ordem de execução na manhã de quarta-feira (22).

Agora é a vez da modernização da iluminação das vias públicas desde a Rotatória das Roseiras – dando sequência à iluminação já implantada na Alameda Paulista – até a região do Shopping Jaraguá, compreendendo a Avenida Luis Alberto até a Rua Napoleão Selmi Dei, toda a extensão das Avenidas Bento de Abreu e Padre Francisco Colturato, e parte da Avenida Heitor de Souza Pinheiro, até o retorno após o Shopping Jaraguá, numa distância total de cinco quilômetros, a mais extensa etapa do programa até o momento.

O serviço consiste na substituição da atual iluminação pública destas vias por luminárias de LED, mais eficientes que as até então utilizadas, com significativa redução do consumo de energia elétrica e aumento na emissão de luz. São 415 luminárias de 150 watts, que substituem as luminárias de 250 watts de vapor de sódio e as de 400 watts de vapor metálico da Avenida Bento de Abreu. A atual carga implantada, de 119 mil watts será reduzida para 62.500 watts, diminuindo o consumo em 56.855 watts, o que significa economia de 14 mil reais por mês na conta de energia elétrica. Há, ainda, incremento no índice de iluminação e melhora no índice de reprodução das cores, ou seja, retorna as cores mais exatas para a visão humana, com melhor definição de cores, atendendo às normativas técnicas que regem o segmento.

Sensação de segurança

O vereador e vice-presidente da Câmara, Tenente Santana (PMDB), representou a Câmara no evento, que ocorreu na frente do Teatro Municipal, na Avenida Bento de Abreu, acompanhado dos vereadores Cabo Magal Verri (PMDB), Lucas Grecco (PSB) e Paulo Landim (PT). Santana afirmou em sua fala que a melhora na iluminação aumenta a sensação de segurança da população.

Segundo o gerente de Iluminação Pública da Prefeitura, o servidor Alex Miranda, a preocupação da Prefeitura na concepção do projeto considerou a qualidade das luminárias, que devem ter diversos ensaios, laudos e características rígidas, para garantir a durabilidade e a eficiência da iluminação. “Como exemplo está a iluminação implantada há três anos na Alameda Paulista, onde nenhuma luminária precisou ser substituída ou receber manutenção até agora”, afirmou. As luminárias têm cinco anos de garantia contra defeitos de fabricação e outros dez anos de garantia de disponibilidade de peças de reposição, para eventuais manutenções.

A execução do serviço seguirá um cronograma que prevê a instalação de 40 luminárias por dia, com possibilidade de que isso ocorra até mesmo aos finais de semana. Os atuais “braços” serão totalmente aproveitados. As atuais luminárias, os reatores e os relês de foto sensibilidade serão retirados. As novas luminárias já têm estes sensores incorporados.

Vaz Filho

Santana propôs no evento que a Avenida Francisco Vaz Filho seja uma das próximas vias a serem contempladas com o programa. De fato, ela está entre os objetivos da Prefeitura para o ano que vem, juntamente com o complexo esportivo da pista de atletismo e diversos outros espaços.

Fonte: Câmara Municipal de Araraquara

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.