22Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Quatro projetos aprovados no apoio a produção em artes cênicas

Quatro projetos aprovados no apoio a produção em artes cênicas

artescenicas

A Secretaria Municipal da Cultura e Fundart divulgaram os projetos aprovados para apoio a produção cultural em artes cênicas durante a 27ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa.

Os projetos selecionados são: "Noturno em Mi Menor”, "Soneca - A Feia Adormecida", "O Engraxate" e "Cicla - Tentativas Variadas de Sair do Lugar".

O objetivo do projeto de apoio é incentivar, fomentar e dar suporte às artes cênicas, oferecendo subsídios para que grupos locais desenvolvam as etapas de pesquisa e produção de um espetáculo cênico, com estréia prevista para o mês de junho durante a Semana Luiz Antônio. Cada um dos grupos selecionados cumprirá agendas de ensaios e atividades de formação entre os meses de abril e junho.

Neste primeiro semestre o projeto de ocupação está aliado à Semana Luiz Antônio, visando integrar a grade de programação. De acordo com o secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, “os projetos aprovados têm linguagens e linhas de pesquisa bem distintas o que pode, ao longo da realização da ocupação, enriquecer muito os participantes nos espaços de trocas e discussões”.

Durante o processo de seleção dos grupos foram considerados: excelência artística do projeto, qualificação dos profissionais envolvidos, viabilidade prática do projeto, planejamento do projeto através de cronograma, conformidade com os objetivos do edital e o incentivo a formação de platéia e à democratização do acesso.

O ano passado, por meio do Edital de Ocupação Artística do Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues e do Palacete Esplanada, a Secretaria Municipal de Cultura junto ao CMCA - Conselho Municipal de Cultura de Araraquara deram início ao projeto piloto, visando a utilização do espaço público pelos artistas da cidade, por um período de dois meses, com a finalidade de ensaios, processos criativos, apresentações e temporadas de espetáculos. O convite para a ocupação foi dirigido a artistas, grupos e companhias das linguagens cênicas.

Entre os resultados estão os projetos: “We Need To Talk”, videodança de Lilian Penteado, e “Morada”, de Moema Guimarães. “We Need To Talk” apresenta, neste mês de abril, todo o seu processo de montagem registrado em exposição no MIS. “A ocupação foi uma oportunidade para gravar a videodança pensada a partir da performance ‘We Need to Talk’, que teve estréia no Festival de Dança de Araraquara de 2014. A exposição no MIS fecha um ciclo de três etapas em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria da Cultura”, conta Lilian lembrando que a primeira etapa foi a performance ser selecionada para as Cenas Curtas do Festival de Dança.

“Depois a ocupação possibilitou gravarmos cenas para a videodança utilizando o Teatro Wallace Leal e todo o equipamento de iluminação que precisávamos. Agora em abril, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, apresento a videodança e também registros da performance”, conta  a bailarina.

Já “Morada”, com o Grupo Oitis de Dança Teatro, estreou no último dia 26 revelando um diálogo entre o que acontece no espaço do teatro e no espaço da rua. “A dança acontece analisando a relação do corpo dos seus intérpretes-criadores com o tempo, o espaço, a memória individual e coletiva”, aponta Moema Guimarães, diretora do espetáculo, que questiona qual é a morada da dança.

Confira os projetos selecionados:

"Noturno em Mi Menor" – propõe laços entre a literatura e o teatro discutindo paradigmas identitários e as novas configurações familiares.

"Soneca - A Feia Adormecida" – espetáculo para todas as idades traz em sua pesquisa de encenação elementos do Teatro de Rua e a linguagem do palhaço.

"O Engraxate" – embasado na pesquisa do Teatro Documentário busca a valorização da cultural oral e a transmissão do saber destacando questões existenciais, pertinentes a qualquer pessoa, de maneira popular.

"Cicla - Tentativas Variadas de Sair do Lugar" – É uma proposta artística, poética e plástica acerca do instante, desenvolvida a partir do estudo do espaço na integração entre dança, fotografia, arquitetura alicerçadas na pesquisa de performance e criação de estratégias cênicas.

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.