23Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Intervenções urbanas abrem programação do Território das Artes (dias 14 e 15)

Intervenções urbanas abrem programação do Território das Artes (dias 14 e 15)

intervencoesurbanas

Os grafiteiros Jota Aracê e Pato iniciam a temporada de “Território das Artes de Araraquara” esta semana

, levando um pouco de arte para mais próximo dos cidadãos. Os artistas realizam intervenções urbanas no Centro da cidade, iniciando a programação do 13º Território da Arte. Toda a programação é gratuita e conta com apoio cultural da loja Power Tintas e da Colorgin. 

Jota - Aracê abre a temporada das artes na quarta-feira (13), às 9 horas, com a intervenção urbana “Pura Mistura”. Sua obra será realizada no estacionamento do Clube Araraquarense, localizado ao lado do Palacete das Rosas (na Av. Portugal, entre as ruas 2 e 3).

Em “Pura Mistura”, Aracê retrata as raízes e a mistura única do Brasil. “O Brasil é resultado de uma intensa mistura étnica, temos em cada brasileiro um pedacinho do resto do mundo, seja fisicamente ou culturalmente”, comenta. Aracê atua nas ruas de Araraquara há seis anos com uma proposta  conceitual de que, através de retratos estilizados e com riquezas de detalhes e cores, busca transmitir à sociedade a importância e o respeito que se deve ter com as raízes do país.

Para Aracê a arte de rua é uma ferramenta de comunicação entre o olhar do artista e a sociedade. “Através dela é possível intervir não só na estética urbana, mas também no pensamento e na visão dos receptores das mensagens”.

O artista desenvolve oficinas há quatro anos, voltadas para diversos públicos, abordando a história do graffiti e realizando vivência prática, onde os participantes tornam-se aptos a desenvolver trabalhos independentes.  

Pato - Na quinta-feira, o Território da Arte apresenta o grafiteiro Pato (ou Marcos Paulo Feliciano), em frente à Casa da Cultura. Sua produção terá início às 9 horas, com a intervenção urbana “Memórias”.

Pato lembra que, em 2012, com mais três amigos - Cris, Lilian e Tofú - participou do X Território. “Pintamos uma gueisha em homenagem às vitimas do Tsunami no Japão, na lateral da Casa da Cultura de Araraquara. Este ano surgiu a oportunidade de pintar novamente o mural, mas dessa vez não com o mesmo grupo de amigos porque o Tofú faleceu ano passado”. A proposta da intervenção urbana de Pato é prestar uma homenagem ao amigo e manter viva a sua lembrança. “A idéia é fazer uma gueisha com um álbum de fotos nas mãos recordando os momentos bons que passamos juntos, folhas voando e se misturando com tsurus no céu e com isso eternizar a participação dele na nossa arte”, revela.

Pato começou a circular pelo universo do graffiti em 1989 e diz que pichou até 1994, quando se interessou por letras mais trabalhadas e começou a se aperfeiçoar e buscar referências. Com o tempo, cursou faculdade de Artes e participou de exposições internacionais, sendo uma delas a 1° Bienal de Madri, na Espanha. 

Território - Vale lembrar que a abertura da 13ª edição do Território da Arte será realizada nesta sexta-feira, dia 15 de maio, às 19h30, no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina. A mostra de artes plásticas seguirá até 30 de junho, numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Com participantes oriundos de 30 cidades, de sete Estados do país, este ano foram selecionados e convidados 118 artistas e 197 obras para a mostra das seguintes modalidades artísticas: Acadêmica, Moderna, Contemporânea, nas seguintes categorias: Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Objeto, Instalação, Novas Mídias e Intervenção Urbana.

No total serão mais de 300 obras em exposição, já que além dos selecionados e convidados, também há a participação da Sala Especial, do Territoriozinho e do Foto Clube Aracoara. Nesta edição a referência é a aquarela - técnica que superou preconceitos e que, por sua suavidade e versatilidade, além de inúmeras possibilidades cromáticas – passou a ser amplamente utilizada no Brasil e no mundo.

 SERVIÇO:

13º Território da Arte de Araraquara – Intervenções Urbanas

  •  Dia 13/05  (4ª feira), às 09h: “Pura Mistura”, de Jota Aracê

Local: Estacionamento Clube Araraquarense, Av. Portugal (entre ruas 2 e 3) - Centro

  • Dia 14/05 (5ª-feira),  às 09h: “Memórias”, de Pato

Local:  Em frente à Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

  • Dia 15/05 (6ª-feira),  às 19h30: abertura do 13º Território da Arte de Araraquara - Mostra de Artes Visuais

Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.