23Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Segunda (22) tem Semana Luiz Antônio no Teatro Wallace Leal

Segunda (22) tem Semana Luiz Antônio no Teatro Wallace Leal

teatrowallaceleal

Na segunda-feira (22) as atividades da Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa acontecem no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, no Centro de Araraquara. Às 20 horas, o GATU – Grupo Aberto de Teatro Uniara apresenta o espetáculo

“O Casamento do Pequeno Burguês”; depois, às 21 horas, os grupos participantes do Projeto de Ocupação da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart participam do “Escambo Cultural: Caminhos para Gestão de Grupos Teatrais” – um bate-papo com artistas, público e interessados em geral.

Os alunos do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA, integrantes do GATU, encenam “O Casamento do Pequeno Burguês” - escrito quando o jovem Brecht tinha 21 anos e seus pensamentos sobre o teatro estavam ainda mais próximos às suas influências expressionistas do que o teatro épico/dialético que viria a desenvolver durante a sua vida.

A história se passa durante a festa de um casamento da alta sociedade. O jogo de hipocrisia vai ganhando tempero à medida que o tédio, o cansaço e o álcool começam a fazer efeito entre os convidados. Uma das poucas comédias do dramaturgo alemão, onde as tradicionais regras de convivência, bem como os móveis aparentemente sólidos, desmoronam-se. O resultado é um espetáculo que questiona as relações sociais e os jogos de aparências tão comuns na nossa sociedade.

A UNIARA oferece aulas de teatro gratuitamente aos alunos de todos os cursos, bem como à comunidade. O GATU existe, em sua nova formação, desde 2010 e atualmente é composto por doze pessoas, a maioria é a primeira vez que atua em uma montagem teatral. A classificação etária para o espetáculo é indicada para 14 anos e os ingressos são gratuitos, porém limitados: cem lugares. A distribuição de ingressos será realizada a partir das 19h45 (15 minutos antes do início da apresentação).

Após a apresentação, os grupos participantes do Edital de Ocupação da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – Real Cia de Teatro, Doutores Dapavirada, Cia. Cais do Porto e grupo Três e trintaetrês, às 21 horas, participam do “Escambo Cultural: Caminhos para Gestão de Grupos Teatrais” – um bate-papo com artistas e interessados em geral. O encontro será focado na troca de experiências entre os artistas tendo como mote a produção dos espetáculos que estreiam na Semana Luiz e estendendo a discussão para os desafios da produção cultural e a mobilização de recursos para manutenção das atividades do grupo. Leis de incentivo, editais, profissionalização dos grupos e a circulação dos espetáculos também movimentam a conversa que tenta estimular a produção local.

O Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues está localizado à Av. Espanha, 485, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

27ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa

Data: segunda-feira (22 de junho)

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro de Araraquara)

- 20h: “O Casamento do Pequeno Burguês”, com GATU – Grupo Aberto de Teatro Uniara

(classificação: 14 anos / 100 lugares – retirada de ingressos a partir das 19h45)

- 21h: “Escambo Cultural: Caminhos para Gestão de Grupos Teatrais”, com Grupos Participantes do Projeto de Ocupação

- Programação gratuita

- Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.