22Janeiro2018

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Semana tem Nelson Rodrigues em destaque no Teatro Wallace Leal

Semana tem Nelson Rodrigues em destaque no Teatro Wallace Leal

nelsonrodrigues

Os alunos de teatro do Núcleo de Formação da Casa da Cultura, sob coordenação do diretor Bruck Oliver, esta semana se apresentam de terça à sexta-feira no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, com entrada gratuita.

 

As apresentações, sempre às 20 horas, fazem parte do projeto “3 Nelsons mais um” e serão apresentadas da seguinte forma: “Retratos” (terça, dia 30), “Entre Grades” (quarta, dia 01), “Sexta Valsa” (quinta, dia 02) e “Qual é o seu valor?” (sexta, dia 03). Todos os espetáculos têm classificação etária para 14 anos.

“A proposta do projeto é abrir o leque de possibilidades e de conhecimento dos alunos. Como ano passado fizemos Shakespeare, autor inglês, esse ano resolvemos pesquisar sobre autores brasileiros e autores que têm uma visão mais critica da sociedade, fazendo com que os alunos também façam uma reflexão sobre o mundo em que vivemos e como podemos melhorá-lo”, conta o diretor.

Nelson Rodrigues e Plínio Marcos foram os autores escolhidos para inspirar as apresentações dos alunos. “Nelson e Plínio retratam muito bem os problemas do cotidiano e é isso que temos como objetivo nesse projeto: trabalhar o lúdico, a interpretação em cima de temas que a sociedade sempre enfrenta e tentando pensar numa concepção de uma sociedade melhor com a crítica sempre envolvida”.

Bruck explica que a turma de alunos foi dividida em grupos, onde cada um ficou com um espetáculo diferente. “Temos funções distintas nos grupos, como: roteirista, orientador cênico, figurinista, cenógrafo, sonoplasta, designer, divulgador - entre outros. A intenção é mostrar aos alunos que ser ator vai muito além de decorar um texto”.

“Retratos” – terça-feira (30/06)

O primeiro espetáculo apresentado nesta temporada pelos alunos será “Retratos”. Inspirado na obra "Álbum de Família", de Nelson Rodrigues, a peça retrata situações indecentes vividas por pessoas de uma família aparentemente perfeita.

Esta família é cercada por segredos que são revelados mais tarde, após acontecimentos marcantes, e isto define o destino de cada integrante da família: o pai, Jonas, que possui desejos incontroláveis por meninas virgens e novinhas; Senhorinha, uma jovem senhora que guarda um segredo, que apenas sua irmã Rute sabe; e os filhos do casal: Glória, Nonô, Guilherme e Edmundo.

O espetáculo relata situações extraordinárias que geram uma boa reflexão aos expectadores.

Ficha técnica:

Roteiro:Francielle Roquetti e Jéssica Lane

Elenco:Camila Petroni Lima, Francielle Roquetti, Gustavo Cumino Fortunato, Jéssica Lane, Laura Cristtine, Mariana Mota, Matheus Aiello, Milli Souza, Raiza Torres, Tauyra Matheus e Tuani Marshal

Orientação cênica:Camila Petroni Lima

Direção:Bruck Oliver

“Entre grades” – quarta-feira (01/07)

Inspirado naobra “A Mancha Roxa”, de Plínio Marcos, “Entre Grades” conta a história de seis mulheres que convivem juntas em um presídio feminino.

Com ênfase na vida carcerária, o espetáculo mostra o dilema destas mulheres por conta da falta de liberdade em que se encontram, fazendo com que se recordem dos fatos que as levaram a tal situação. Causas tais como: miséria, violência doméstica, relacionamento abusivo, vícios e homofobia.

No decorrer da história, mostra-se a irrelevância com que o Estado trata as prisioneiras, o que faz com que elas organizem uma rebelião, com a intenção de que suas vozes sejam ouvidas.

Ficha técnica:

Roteiro:Jéssica Cervan

Colaboração:Bruna Gouvea, Carolina Barberini, Fábio Augusto, Thais Becassi, Thaisa Rodrigues e Willian Gonçalves

Elenco:Bruna Gouvea, Carolina Barberini, Fábio Augusto, Gyovanna Fiorim, Jéssica Cervan, Lais Ambrósio, Lary Cristtina, Sabrina, Thais Becassi, Thaisa Rodrigues e Willian Gonçalves

Orientação cênica:Jéssica Cervan

Direção:Bruck Oliver

“A Sexta Valsa” – quinta-feira (02/07)

Inspirado na obra “A Valsa nº 6” de Nelson Rodrigues, “A Sexta Valsa” conta a história de uma jovem de 14 anos e seus inúmeros delírios.

Entre um delírio e outro, Sonia tenta montar o quebra-cabeça de suas memórias. Mas há sempre as questões intermináveis em suas lembranças. Nada é certo em seus pensamentos, pois a única coisa que Sonia se lembra, com toda a certeza, é a valsa...

Ficha técnica:

Roteiro:Juliana Melhado

Elenco:Amanda Moura, Ana Luiza Vila Verde Brunelli, Giovana, Gracy Kelly Cibiraj Ghirelli, Juliana Melhado, Higor Galati e Vitoria Becassi

Orientação cênica:Juliana Melhado

Direção:Bruck Oliver

“Qual é o seu valor?” – sexta-feira (03/07)

Inspirado em “Anti-Nelson Rodrigues”, de Nelson Rodrigues, “Qual é o seu valor?” conta a história de Oswaldinho, um rapaz rico e mimado, que tem como hábito arrumar confusões: brigas com o pai, Gastão; roubo de jóias de sua mãe, Tereza; ou envolvimentos com garotas que conquistava através de seu dinheiro e presentes.

Porém, as coisas parecem mudar quando Oswaldinho se interessa por Joice, uma garota de boa índole que não se deixa levar facilmente pelos bens materiais que o rapaz oferece. Afinal, é possível comprar o amor com dinheiro? E o seu valor, qual é?

Ficha técnica:

Roteiro:Daiane Macedo

Elenco:Aggatha Ferreira, Alex Alves, Ana Laura Nunes, Bella Maria, Bia Maria, Bolival Júnior, Carolina Delvas, Carolina Salgado, Daiane Macedo, Gabriella Braga e Yago Boroto

Orientação cênica: Bella Maria

Direção:Bruck Oliver 

SERVIÇO:

“3 Nelsons mais um”, com alunos do Núcleo de Formação da Casa da Cultura (Teatro – professor Bruck Oliver)

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

Horário: 20 horas

Classificação etária: 14 anos

Programação:

  • Terça (30/06): “Retratos”
  • Quarta (01/07): “Entre Grades”
  • Quinta (02/07): “Sexta Valsa”
  • Sexta (03/07): “Qual é o seu valor?”

Grátis – retirada de convites uma hora antes da apresentação, no próprio teatro

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.