21Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Ópera na sexta: acessibilidade para deficientes visuais e auditivos (dia 07)

Ópera na sexta: acessibilidade para deficientes visuais e auditivos (dia 07)

opera

Araraquara recebe, dentro da programação dos 198 anos da cidade, a ópera “O Barbeiro de Sevilha” – com a história contada e cantada da ópera “A Inútil Precaução”, baseada na ópera homônima de G. Rossini (1792 -1868).

O espetáculo será apresentado gratuitamente, na sexta-feira (07), às 20 horas, no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina, numa realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.

Um dos destaques da apresentação é a acessibilidade para o público de deficientes auditivos e visuais. Durante o espetáculo, além das legendas em português das partes cantadas no original italiano, o espetáculo será integralmente interpretado na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para os deficientes auditivos.

Para os deficientes visuais haverá uma cabine para transmissão simultânea da audiodescrição. Cada deficiente visual receberá na entrada do espetáculo um headfone (para a retirada dos fones deverá ser entregue um documento que será devolvido ao final do espetáculo na devolução do headfone). O número máximo de headfone distribuído é de 50 unidades.

Já os deficientes visuais deverão entrar na sala 20 minutos antes do inicio do espetáculo para que seja feita a apresentação do que irá ocorrer durante o espetáculo. Para os deficientes auditivos será destinado um número de assentos na terceira fileira da plateia do lado esquerdo do palco.

Para o público geral estarão disponíveis 350 ingressos, pois o programa contempla acessibilidade e atendimento a portadores de deficiências reservando parte dos ingressos ao atendimento desse público. Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro (até dois ingressos por pessoa). O Teatro Municipal de Araraquara está localizado à Av. Bento de Abreu, s/nº, na Fonte Luminosa.

Comédia - O Conde de Almaviva se apaixonou por Rosina em Madri, onde a viu pela primeira vez no Passeio do Prado. Todas as tentativas de aproximação deram com os burros n’água, porque o tutor da jovem – o Doutor Bartolo – percebendo as manobras do Conde, muda-se com ela para Sevilha.

Sem perder de vista sua paixão, Almaviva, fingindo ser Lindoro, um jovem estudante, aproxima-se dela novamente. Entre as inúmeras laranjeiras que inundam a cidade, Bartolo passa a viver numa casa onde mantém Rosina reclusa, cercada por criados que a vigiam e músicos. Isso mesmo. Músicos que contrata para que toquem na sua casa durante o dia todo.

Numa premonição futurista, Fígaro – o Barbeiro de Sevilha – comenta com o Conde que um dia todos terão músicos na sua sala de estar, nas lojas, nas carruagens. Fígaro não é apenas o Barbeiro, mas o faz tudo de Sevilha. Conhecido do Conde, de quem fora criado em Madri, Fígaro se compromete a auxiliar na conquista da jovem e bela Rosina. Para isto, após receber vários punhados de moedas de ouro, propõe que o Conde se disfarce de soldado bêbado e entre na casa.

O plano fracassa, mas Almaviva retorna travestido de professor de música de Rosina e discípulo de Dom Basílio, maestro que também dá aulas para a mocinha e é homem de confiança de Bartolo. Novamente o Doutor percebe a trapaça e expulsa Fígaro e o Conde de casa, decidindo iniciar as providências para que seu casamento com Rosina se concretize. Mas nada da certo.

Com uma jogada de mestre, Fígaro concretiza o casamento do Conde e Rosina perante um ajudante de tabelião. Bartolo chega tarde e só lhe resta abraçar o casal e engolir a história toda.

SERVIÇO:

Programação dos 198 anos de Araraquara apresenta:

“O Barbeiro de Sevilha” – Ópera com acessibilidade para o público de deficientes

Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)

Data: sexta-feira (07 de agosto)

Horário: 20 horas

Grátis – retirada de ingressos no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro (02 ingressos por pessoa)

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.