21Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Aniversário da cidade conta com apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (dia 22)

Aniversário da cidade conta com apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (dia 22)

aniversariocidade

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é o destaque da programação cultural de 22 de agosto, dia em que a cidade de Araraquara comemora seus  198 anos.

Em único concerto no Teatro Municipal, às 20 horas, a Sinfônica do Estado – com regência Marcos Sadao Shirakawa - conta com uma formação musical na qual predominam instrumentos de sopro e percussão, com piano e contrabaixos. A entrada é gratuita, sendo o início da retirada de ingressos às 13h do dia da apresentação, na bilheteria do Teatro (válido para duas pessoas).

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é formada por 82 músicos, dedica-se à difusão da música de concerto e ao incentivo de novas composições e arranjos. Seu principal papel é a divulgação e criação de repertório original, produzindo concertos sinfônicos e populares.

Criada em 1989 pela Secretaria de Estado da Cultura, a Banda conquistou reconhecimento internacional após participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria, em 1997.

A Banda Sinfônica possui uma agenda oficial de apresentações gratuitas e a preços populares durante todo o ano. Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e de estimular a criação de novas obras para essa formação instrumental diferenciada.

Em comemoração aos 25 anos completados em 2014, a Banda Sinfônica lançou dois CDs - Maxixe Urbano e Sinfonia Latina.

Marcos Sadao Shirakawa é o atual diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. O Instituto Pensarte é a organização social de cultura responsável pela gestão administrativa da Banda desde 2012.

Marcos Sadao Shirakawa - Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.

Atuou como 1º Trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e foi integrante da Orquestra Experimental de Repertórios e Orquestra Sinfônica de Santo André.

Participou dos Festivais de Música em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, do Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens da Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria. Estudou regência com o Maestro Carlos Moreno. Em 2005, atuou como regente convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi regente dos Festivais de Domingos Martins, no Espírito Santo, em 2012; dos Painéis da Funarte de Bragança, Pará, em 2013; do V Congresso Ibero Americano de Regentes, Compositores, Arranjadores de Banda Sinfônica de Valência, na Espanha, em 2013; da 36º CIVEBRA – Curso Internacional de Verão de Brasília, em 2014.

Foi regente titular da Banda Sinfônica de Cubatão, de 2002 a 2014; regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, de 2000 a 2009; regente assistente da Orquestra Sinfônica da USP, em 2008; regente assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André, em 2009; e coordenador do Programa BEC, de 2004 a 2014.

Atualmente é diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e professor da EMESP Tom Jobim.

Programa:

Compositor / Obra

  • Alfred Reed (1921-2005)/ “A Festive Overture”
  • Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Arr. Dan Godfrey/  “Sinfonia nº5” (I - Allegro con brio)
  • Frigyes Hidas (1928-2007)/ “Tutti-Frutti”
  • Satoshi Yagisawa (1975)/ “Moses and Ramses”
  • Edu Lobo (1943) e Chico Buarque de Holanda (1944) - Arr. Julio Cesar de Figueiredo/ “O Grande Circo Místico” (Abertura, Beatriz, Meu Namorado, O Tatuador)
  • Hudson Nogueira (1968) / “Homenagem à Pixinguinha”
  • José Ursicino da Silva “Duda” (1935)/ “Banda Sinfônica 25 anos”

Serviço

Programação dos 198 anos de Araraquara apresenta:

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, com regência de Marcos Sadao Shirakawa

Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)

Data: sábado (22 de agosto)

Horário: 20 horas

Grátis – retirada de ingressos no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro (02 ingressos por pessoa)

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.