21Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Tião do Ouro & Zé Carvalho tocam sertanejo de raiz na 1ª Queima do Alho

Tião do Ouro & Zé Carvalho tocam sertanejo de raiz na 1ª Queima do Alho

tiaoourozecarvalho

Com apoio cultural do Sesc Araraquara, a dupla sertaneja Tião do Ouro & Zé Carvalho é a atração musical da 1ª edição da Queima do Alho, evento realizado pela Associação Amigos de Bairro Sabita na Zonal Sul de Araraquara em comemoração ao aniversário de 198 anos de Araraquara.

A festa será no dia 22 de agosto, a partir das 12h, no terreno da entidade no Cecap, localizado na Av. Engenheiro Domingos Ferrari Júnior, 524. Os ingressos custam R$ 35 e dão direito ao almoço com arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e churrasco.

Morando atualmente em Araraquara, Elias Pereira (violão) é natural de Nova Europa/SP e Sebastião Alves (viola) veio de São Paulo/SP. Com o nome artístico de Tião do Ouro & Zé Carvalho, os amigos têm em comum a mesma trajetória musical: foram criados ouvindo a música sertaneja raiz.

Praticavam seus aprendizados musicais como uma brincadeira que, com o passar do tempo, tornou-se realidade. Há cinco anos eles formaram a dupla Tião do Ouro & Zé Carvalho e desde então vem fazendo shows, programas de rádio e participando de festivais de musica sertaneja raiz.

Como compositor, Elias Pereira tem músicas gravadas por João Mulato & Douradinho (“Tempo de Infância”, “Vida de Pirangueiro” e “Não Estou Pra Você”).

No repertório da festa, canções conhecidas na voz de João Mulato & Douradinho, Tião Carreiro & Pardinho, Goiano & Paranaense, Ronaldo Viola & João Carvalho, Zé Carreiro & Carreirinho entre outros. 

Queima do Alho 

Toda a arrecadação do evento será destinado à construção de um Centro Comunitário no Cecap, destinado à realização de diversas atividades sociais, educacionais e culturais visando à inclusão social da comunidade da Zona Sul de Araraquara.

Além do objetivo filantrópico, o evento tem caráter cultural, pois mostra um pouco da história e mantém viva a tradição daqueles que ajudaram a desenvolver a sociedade, economia e a cultura do nosso estado e do nosso país.

A Queima do Alho é uma tradição da culinária típica de comitivas de peões de boiadeiro, um verdadeiro ritual praticado para valorizar o gesto de alimentar-se. Historicamente, era o momento em que os peões de boiadeiro interagiam durante as longas e penosas viagens pelos estradões paulistas. De acordo com os organizadores, além da parte gastronômica, o local da festa será todo decorado para remeter ao universo do peão de boiadeiro e suas comitivas.

Até o toque do berrante – instrumento de comunicação das comitivas –  está previsto para chamar as pessoas para o almoço. O evento terá início com a tradicional cavalgada e, em seguida, o alho batido em pilão. Além disso, haverá contação de causos, exibição de vídeos sobre a cultura do peão e sua culinária, exposições de fotos e livros. “Espera-se que o evento seja um alimento para o corpo e a alma da população de Araraquara, recheado do melhor da culinária caipira”, completa a comissão organizadora do evento.

Sabita

A Sabita Sociedade Amigos de Bairro “Tancredo de Almeida Neves” é uma organização coletiva sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, existente desde maio de 1979.

A entidade sobrevive de recursos de contribuição mensal de associados, de  eventos, sempre com trabalho voluntário e patrocínio de colaboradores. 

A Sabita atende as comunidades que compõem a Zona Sul do município de Araraquara, umaregião populosa, que engloba vários bairros e conta com cerca de 20 mil habitantes.

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.