21Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Macunaiming Duo: saxofone e piano no Teatro Municipal (dia 26)

Macunaiming Duo: saxofone e piano no Teatro Municipal (dia 26)

saxofone

Macunaiming Duo, com os músicos Andrés Castellani e Fábio Godoi, é a atração no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina na próxima quarta-feira (26), dentro da programação de 198 anos de Araraquara.

A atividade é uma proposta das Oficinas Culturais do Estado – Poiesis, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e será realizada às 19 horas, com concerto e ateliê.

Andrés Castellani, saxofonista argentino, e Fábio Godoi, pianista brasileiro, se encontram no coração da Europa e formam o duo Macunaiming, no intuito de explorar as múltiplas conexões e contaminações culturais entre Europa e América Latina.

Inspirado por “Macunaíma”, romance central de Mário de Andrade sobre identidade e mestiçagem, o duo propõe uma convergência entre o velho e o novo continente privilegiando o pluriculturalismo.

Macunaimingaborda um repertório que inclui a música tradicional sulamericana bem como a música clássica e contemporânea para saxofone e piano. Coloca-se em diálogo compositores argentinos, brasileiros, alemães, suíços, franceses.

Formados respectivamente na Argentina e no Brasil, Andrés e Fábio se especializaram durante cinco anos na França, onde vivem atualmente. Ambos são titulares de um mestrado em performance na Haute École des Arts du Rhin/Académie Supérieure de Musique de Strasbourge ensinam seus instrumentos na mesma cidade.

Vale destacar que os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro.

Ateliê - O duo Macunaiming propõe um ateliê combinado ao concerto, não obrigatoriamente para o mesmo público. Por meio de exemplos musicais executados ao vivo, Andrés Castellani e Fábio Godoi realizam um trabalho de sensibilização ao repertório contemporâneo e às diferentes possibilidades expressivas do saxofone e do piano voltado a um público não especialista.

De maneira lúdica, são apresentadas técnicas variadas em ambos os instrumentos (modos de ataque, exploração de ressonâncias, etc.) que permitem uma aproximação a esse universo musical.

Assim, na primeira hora desta atividade, o Macunaiming Duo realiza um trabalho de sensibilização ao repertório contemporâneo para o público leigo, por meio dos exemplos musicais executados ao vivo. Na segunda hora, os músicos apresentam um concerto com músicas de Edison Denisov e Heitor Villa-Lobos, entre outros compositores.

Os músicos:

- Andrés Castellani (saxofone) - O saxofonista argentino Andrés Castellani inicia seus estudos musicais em Buenos Aires, onde obtém em 2010 o diploma de Bachelor of Arts em música e pedagogia na Universidad Nacional de Lanús. Em seguida, o músico se especializa em saxofone e música de câmara contemporânea durante dois anos no Conservatoire Régional de Bordeaux (França) com Marie-Bernadette Charrier e é aceito em 2012 no Mestrado em performance naHaute École des Arts du Rhin/Académie Supérieure de Musique de Strasbourg (França), sob a orientação de Philippe Geiss.

Atraído desde sempre pelo desenvolvimento da música contemporânea e pela experimentação, Andrés trabalha ao lado de diversos compositores na ampliação do repertório para saxofone: Jorge Sad, Santiago Diaz Fischer, Matias Giuliani, Martin Proscia, Roberto Azaretto, Javier Muñoz. Além disso, o músico promove frequentemente atividades pedagógicas em torno do instrumento, tendo oferecido masterclasses e ateliês na Argentina e na Europa.

www.duomiradascruzadas.com

- Fábio Godoi (piano) - Radicado na França desde 2009, Fábio Godoi tem se apresentado na Europa e no Brasil, tanto como solista quanto camerista. O músico concluiu recentemente o Mestrado em performance na Haute École des Arts du Rhin/Académie supérieure de musique de Strasbourg (França), na classe da pianista Amy Lin, com uma dissertação sobre o compositor Almeida Prado orientada por Pierre Michel.

No Brasil, Fábio formou-se sob a orientação de André Rangel (Instituto de Artes da Unesp) e Marisa Lacorte em São Paulo. Ao longo dos estudos, o pianista teve ainda o privilégio de realizar masterclasses com artistas como Alícia de Larrocha e Leon Fleisher.

Paralelamente aos concertos, Fábio dedica-se ao ensino do piano. Atualmente é professor no Conservatório de Estrasburgo e na escola de música Pôle Sud, na mesma cidade. Em 2015 é professor convidado na Academia de verãoMusicalta, também na França.

Programa:

Niebla y cemento (1993)/ Mário Herrerías

Sonate (1970)/ Edison Denisov

Sonate (1943)/ Fernande Decruck

3 Romances opus 94 (1849)/ Robert Schumann

Fantasia (1948)/ Heitor Villa-Lobos

Tonada y cueca (1966)/ Carlos Guastavino

Invierno Porteño (1970)/ Astor Piazzolla

* Duração aproximada 70 minutos

Serviço

Programação dos 198 anos de Araraquara apresenta:

Macunaiming Duo

Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)

Data: quarta-feira (26 de agosto)

Horário: das 19 às 21 horas

Grátis – retirada de ingressos no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro 

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.