21Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Memórias e arquivos biográficos são destaques no Teatro Wallace Leal (dia 28)

Memórias e arquivos biográficos são destaques no Teatro Wallace Leal (dia 28)

memoriasearquivos

A programação dos 198 anos de Araraquara apresenta, na sexta-feira (28) à noite, o espetáculo “O Engraxate”, com a Cia. Cais do Porto, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, às 20h30. A apresentação é destinada a um público de 50 lugares e tem os ingressos no valor de R$ 5,00.

 

“O Engraxate” é uma produção independente da Camaleão Artes, com realização da Cia. Cais do Porto em parceria com o Projeto Menino Andante e o apoio da Secretaria de Cultura e Fundart pelo Edital de Ocupação do Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues. O espetáculo teve sua pesquisa iniciada em 2011, tendo a inspiração inicial do poema “Era uma vez um menino que ia para longe”, do escritor Walt Whitman.

Com forte influência dos mitos gregos de Hermes e Telêmaco, o processo se conduziu pelo estudo do gênero “teatro documentário”, no qual memórias e arquivos biográficos coletados foram unidos à ficção, formando assim a dramaturgia e encenação do espetáculo que representa um rito de passagem.

A peça se passa no interior paulista de 1947, no pós Guerra, durante o dia de um menino engraxate que se questiona sobre seus caminhos. Tomé, o engraxate, está à procura do brilho das pessoas e das coisas que encontra. Durante seu dia a dia espalha histórias que ouviu e testemunhou.

Trabalhando em busca de ajudar no sustento de casa, o menino apresenta histórias, como: a da noiva que fugia, do senhor Carunchão, do poeta vendedor de algodão doce e da misteriosa senhora que zela pelo brilho impecável nos sapatos do marido.

O público presencia os questionamentos da personagem num antagonismo entre a simplicidade da infância e as responsabilidades da vida adulta e, assim, é convidado a uma reflexão sobre os sonhos, a memória e os fatos narrados e reinventados.

Com 50 minutos, “O Engraxate” tem classificação livre e direção de Fábio Lucca. A serralheria artística é realizada por Wilson Costa que assina a cenografia junto de Fábio e Zé Guilherme. A preparação corporal é de Geraldo Júnior.

Os ingressos serão vendidos no dia da apresentação, a partir das 20h, no Teatro Wallace Leal onde acontece a apresentação (Av. Espanha, 485 – Centro).

Ficha técnica

Idealização, dramaturgia e atuação: Zé Guilherme

Direção: Fábio Lucca

Espaço cênico e cenografia: Fábio Lucca, Wilson Costa e Zé Guilherme

Participação e vozes em off: Fábio Lucca, Mari Abreu e Neila Dória

Consultoria corporal: Geraldo Júnior

Figurino e iluminação: Fábio Lucca e Zé Guilherme

Serralheria e marcenaria: Wilson Costa e Luís Lopes

Música original "Peralta": Fábio Lucca

Realização: Cia Cais do Porto e Projeto Menino Andante

Produção: Camaleão Artes

SERVIÇO:

Programação dos 198 anos de Araraquara apresenta:

“O Engraxate”, com Cia. Cais do Porto

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

Data: sexta-feira (29 de agosto)

Horário: 20h30

Ingressos: R$ 5,00 (50 lugares – venda de ingressos a partir das 20h, no próprio teatro)

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.