21Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social SESI Araraquara apresenta a montagem inédita O Homem do Destino

SESI Araraquara apresenta a montagem inédita O Homem do Destino

sesi

A comédia histórica do Nobel de Literatura, George Bernard Shaw, um dos maiores representantes deste gênero no século XIX, tem direção de Caroline Fioratti. O espetáculo estará em cartaz nos dias 12 e 13 de novembro, quinta e sexta, às 20h. A entrada é gratuita.

 

São Paulo, agosto de 2015 - O SESI Araraquara recebe nos dias 12 e 13 de novembro, quinta e sexta, às 20h, o espetáculo inédito no Brasil, O Homem do Destino. A entrada é gratuita.

Obra do grande porta voz da tradição cômica do século XIX, George Bernard Shaw, a comédia histórica remonta a época de Napoleão, com direção de Caroline Fioratti, conhecida, entre outros, pelo trabalho realizado no Núcleo de Dramaturgia da Gullane Filmes.

A Companhia de Teatro Circulo de Atores, traz no elenco Guilherme Gorski, Luti Angelelli, Patricia Pichamone e Sergio Mastropasqua. Ampliando o olhar para peças do período, o grupo explora o contraste extremo entre os gêneros cômico e trágico. O Homem do Destino foi o texto escolhido para iniciar um estudo sobre os fundamentos do drama moderno, tratando da dramaturgia contemporânea da psicanálise, do marxismo, de Stanislavski, das lutas sociais, dos avanços científicos e de uma miríade de correntes filosóficas.

 

Sobre Shaw - Autor de mais de 70 peças, agraciado com o prêmio Nobel de Literatura em 1925. Pouco montado no Brasil, teve algumas de suas peças publicadas na década de 50, entre elas César e Cleópatra, Pigmalião – que ganhou fama mundial com versão musical adaptada para o cinema como My Fair Lady -, Santa Joana, A Casa dos Corações Partidos,Major Bárbara e Cândida.

           

Sinopse - Neste espetáculo é apresentada a Itália de 1796. Dois dias após a vitória francesa sobre os austríacos na batalha de Lodi, Napoleão encontra-se numa bucólica pousada italiana – que em nada lembra os horrores da guerra – aguardando suas correspondências de trabalho. Seu tenente chega, informando-o de que fora roubado por um rapaz bastante intrigante e sedutor.

Durante a manifestação de indignação do general, surge uma mulher, também hóspede ali, a Estranha Dama. Com a entrada do elemento feminino, inicia-se um dos maiores tours de force – golpes de mestre – de toda a obra do dramaturgo, crítico, pensador político e polemista irlandês George Bernard Shaw (1856-1950). Cartada a cartada, estabelece-se uma forte ação mental, o enfrentamento de dois grandes estrategistas.

Napoleão, alimentado por suas qualidades no campo de combate, se propõe a provar que não há nada que não possa ser dominado pela força. No entanto, a Estranha Dama vira constantemente o jogo, provando que algo no mundo deve ser preservado, mesmo que os conflitos o coloquem constantemente de cabeça para baixo. 

 

SESI Viagem Teatral - O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP), dividido em três modalidades - montagens cênicas inéditas, não inéditas e ação arte-educação - apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, teatro-dança, teatro-circo, teatro de bonecos ou formas animadas e performances, selecionados via edital de chamamento ou convite, circulam nos teatros do SESI São Paulo, gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia.

 

Sobre o Círculo de Atores

Criado por profissionais com grande experiência e trajetória em diversos grupos paulistanos, o Círculo de Atores foi recentemente formado por Sergio Mastropasqua, Patricia Pichamone, Luti Angelelli, Priscilla Oliva e Guilherme Gorski, grupo que resolveu depurar ainda mais suas experiências profissionais em criação e produção.

Na companhia da diretora, cineasta e roteirista Caroline Fioratti, a nova formação do grupo será o primeiro passo para um novo encontro, mais vertical, mais direto e mais simples, com o objetivo de criar obras que enlacem atores e espectadores em uma relação direta, com ampla participação das plateias.

Ficha Técnica

Autor: Bernard Shaw

Elenco: Patricia Pichamone, Sergio Mastropasqua, Guilherme Gorski e Luti Angelelli

Diretora convidada: Caroline Fioratti

Tradução: Fernando Paz

Cenários e figurinos: Chris Aizner

Iluminação: Nelson Ferreira

Música original: Atílio Marsiglia

Design gráfico: Laerte Késsimos

Fotografia: Ronaldo Gutierrez

Prólogo (voz off): Fernão Lacerda

Visagismo: Dhiego Durso

Diretor de montagem e operação: Nicolas Sanches e Kadu Moratori

Coordenação de produção: Patricia Pichamone e Sergio Mastropasqua

Produção SP: Paloma Galasso

Produção turnê: Priscila Hernandes

Produção executiva: Casa Verde de Teatro / Círculo de Atores

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI Araraquara (Av. Octaviano de Arruda Campos, 686. Jardim Floridiana. Araraquara - SP)

AVCB: Nº 90305 (validade: 13/06/2016)

Alvará: Nº 569 (validade: indeterminada)

Datas e horários: 12 e 13 de novembro, sábado, às 20h

Capacidade: 144 lugares 04 para cadeirantes

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Modalidade: adulto

Gênero: comédia histórica

Informações: (16) 3305-2500

Entrada gratuita – os ingressos remanescentes serão distribuídos 30 minutos antes do espetáculo

Reservas de Ingressos – reservas disponíveis pelo sistema MEU-SESI,acesse: www.sesisp.org.br/meu-sesi

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.