21Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Alunos das Oficinas Culturais apresentam “O Auto da Compadecida” no SESC

Alunos das Oficinas Culturais apresentam “O Auto da Compadecida” no SESC

oficinasculturais

O Programa Oficinas Culturais Municipais, da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresenta nesta quinta-feira (03), no SESC Araraquara, o espetáculo teatral “O Auto da Compadecida”. A apresentação será às 19 horas e os ingressos podem ser retirados gratuitamente, no SESC, a partir das 18 horas.

 

“O Auto da Compadecida”, obra do paraibano Ariano Suassuna, retoma elementos do teatro popular e da literatura de cordel para exaltar os humildes e satirizar os poderosos e os religiosos que se preocupam apenas com questões materiais.

Em forma de auto (gênero da literatura que trabalha com elementos cômicos e tem intenção moralizadora), a peça contém elementos da literatura de cordel e está inserida no gênero da comédia, se aproximando, nos traços, do barroco católico brasileiro. Trabalha com a linguagem oral e apresenta também regionalismo através da caracterização do nordeste.

Os personagens são alegóricos, ou seja, não representam indivíduos, mas tipos que devem ser compreendidos de acordo com a posição estrutural que ocupam. A criação desses personagens possibilita que se enxergue a sociedade de uma cidadezinha do Nordeste. Por isso a peça pode ser chamada de sátira social, já que reforma os costumes, além de moralizar e salvar as instituições de sua vulgarização.

A peça foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1969 com o filme “A Compadecida”. Foi apresentada em 1999 na Rede Globo de Televisão como minissérie, “O Auto da Compadecida”. Na segunda e mais conhecida adaptação feita para o cinema, em 2000, é chamada também de “O Auto da Compadecida”.

Com direção da professora Elaine Oliveira, o espetáculo apresenta em seu elenco: Lucas Henrique Barbieri, Felipe Label, Adriano Paes, Vitor Matheus Nascimento, Leonardo Abou Dehn, Wellington Campos, Matheus Oliveira, Rafaela Mori, Hiago da Silva, Sócrates Santana, Wellington Campos, Sergio dos Santos, e Maria Lucia Meirelles. Também integram o elenco, as Palhaças (narradoras): Célia Dotti, Edilena Malta, Elaine Oliveira, Elaíse Silva, Geovana Batista, Juliana Mendonça, Juliany Lima, Laís de Oliveira, Laura de Abreu, Letícia de Oliveira, Lílian Dias, Marcela Claro, Mônica Agassi, e Paula Oliveira.

O Programa Oficinas Culturais Municipais é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Araraquara e é considerado o eixo condutor das ações educativas da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, trabalhando com o ideal de promover ações de inclusão cultural e social.

FICHA TÉCNICA

Direção geral: Elaine Oliveira

Técnico de luz e som: Fernando Galeane

Concepção cenário: Elaine Oliveira e Edilena Malta

Cenário cidade: Ajl Plotagem Artística

Cenário igreja: Edilena Malta, Elaine Oliveira, Felipe Label, Letícia Oliveira, Lucas Barbieri

Fotografia: Maria Gabriela De Paula

Vídeo: Spline Multimídia

Produção musical: Elaine Oliveira E Laís De Oliveira

Figurino: O Grupo

Figurino encourado: Edilena Malta

Maquiagem: Elaine Oliveira

Elenco:

Lucas Henrique Barbieri (João Grilo), Felipe Label (Chico), Adriano Paes (Padre João), Vitor Matheus Nascimento (Bispo), Leonardo Abou Dehn (Sacristão), Wellington Campos (Antônio Moraes), Matheus Oliveira (Padeiro/Eurico), Rafaela Mori (Mulher do Padeiro/ Dorinha), Hiago da Silva (Severino do Aracaju), Sócrates Santana (Cangaceiro), Wellington Campos (Encourado/ Diabo), Sergio dos Santos (Manuel/ Jesus), e Maria Lucia Meirelles (A Compadecida/ Nossa Senhora)

Palhaças (Narradoras):

Célia Dotti, Edilena Malta, Elaine Oliveira, Elaíse Silva, Geovana Batista, Juliana Mendonça, Juliany Lima, Laís de Oliveira, Laura de Abreu, Letícia de Oliveira, Lílian Dias, Marcela Claro, Mônica Agassi, e Paula Oliveira

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.