18Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Diversas exposições podem ser conferidas nas férias escolares

Diversas exposições podem ser conferidas nas férias escolares

exposicoes

Janeiro é mês de férias e as crianças e jovens podem conferir uma programação variada nos museus da cidade.

Diversas exposições acontecem este mês, nos museus municipais, com programação gratuita. A dica da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart é aproveitar as exposições, assistir vídeos e ganhar conhecimento.

Mapa - Uma das opções da cidade é a programação do MAPA. O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara apresenta a exposição “Expressões: o Homem, a Arte e o Tempo”, com realização da Fundação Araporã, que tem como proposta divulgar o atual cenário rupestre paulista, sob uma ótica ampla que promova reflexão sobre sua importância enquanto patrimônio arqueológico e expressão do pensamento humano.

Dois móveis interativos compõem o programa: o primeiro permite experiências sensoriais a partir do toque de rochas utilizadas como suporte para os registros rupestres do estado de São Paulo, enquanto o segundo possibilita a visualização espacial dos sítios rupestres a partir de um mapa do estado de São Paulo no qual luzes, que se acendem ao apertar botões, apontam a localização dos sítios com “pinturas”, “gravuras” ou “pinturas e gravuras”.

O Mapa também apresenta a exposição permanente “Múltiplos Olhares”. A exposição se divide em três módulos. No primeiro deles, se destaca a atuação do Mapa, suas coleções, e a diferença entre Arqueologia e Paleontologia. As sociedades humanas que viveram nos campos de Araraquara são o mote do segundo módulo, revelando experiências de 10 mil anos atrás até o presente. A última etapa apresenta as arqueologias do século XXI, retratadas pelo acervo do Mapa. São 40 gavetas portando as mais representativas peças das coleções do museu.

Vale destacar que os interessados podem assistir filmes relacionados à arqueologia e paleontologia no espaço. Basta solicitar para a equipe de funcionários.

Museu dos Esportes - O Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara apresenta duas exposições: “AFE: o passado inspirando o futuro” e “Armando Clemente: O Pescador de Ilusões”. A visita é gratuita.

A exposição permanente “AFE: o passado inspirando o futuro” reúne todos os times formados pela Ferrinha desde o seu primeiro jogo, em 1951, apresentando também troféus, jornais, cartazes, camisas – entre outras peças que retratam o time de Araraquara.  Várias outras peças podem ser observadas na exposição.

Já a exposição “Armando Clemente: O Pescador de Ilusões” apresenta troféus, textos e fotografias que mostram a trajetória do esportista araraquarense, suas conquista enquanto atleta e seu empenho em revelar novos talentos. Tanto no atletismo, quanto na formação de jovens talentos do futebol, Armando Clemente deixou para Araraquara um legado que jamais será esquecido. Em 1954 fundou o Atlas Paulista, que posteriormente passou a ser chamado de Atlas Esporte Clube. Seu sonho era garimpar talentos e, acima de tudo, formar cidadãos.

Apesar de apaixonado por futebol, Clemente seguiu sua carreira no pedestrianismo, seu esporte predileto, onde já nos tempos de colégio mostrava grande talento. Vale lembrar que, em 1967, no auge de sua carreira, atingiu o índice para disputar os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, nas provas de revezamento 4x400, e 800m. Como atleta de alto rendimento, defendeu as cores do São Paulo Futebol Clube por seis anos, onde teve a oportunidade de disputar provas internacionais.

Museu Ferroviário - O Museu Ferroviário apresenta em suas salas de exposições diversos tipos de objetos, indo de ferramentas a material gráfico da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). As peças em exposição foram utilizadas entre os séculos XIX e XX e refletem uma época de grande importância para a história da ferrovia.

O saguão superior conta com a Sala dos Ferroviários, Salão Principal e um auditório. O objetivo do Museu Ferroviário é contribuir para que araraquarenses e turistas possam conhecer uma parte da história de Araraquara que, a exemplo de tantas outras cidades do Estado, cresceram e se desenvolveram com a chegada da ferrovia.

MIS – Museu da Imagem e do Som

O MIS (Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari), neste mês de janeiro, apresenta a exposição “Centenário do Brasil”, destacando expoentes da música brasileira do século passado. A exposição reúne informativos sobre diversos músicos, além de áudios, por meio de vinis, com canções dos importantes artistas ressaltados. O objetivo é levar o conhecimento aos visitantes sobre grandes nomes da Música Brasileira, que já ultrapassa 100 anos de história.

A exposição se caracteriza por aproximadamente 100 vinis, além de fotos e descritivos resumidos dos 20 homenageados. Os discos em vinil estão disponíveis para audição no espaço.

A exposição é gratuita e pode ser conferida de segunda à sexta-feira, das 12h15 às 17h45. O MIS está localizado na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, à Rua São Bento, 909, no Centro da cidade.

Museu Histórico - O Museu Histórico destaca uma exposição com instrumentos musicais. Os interessados podem solicitar para os funcionários do museu para assistirem vídeos sobre a história dos instrumentos musicais.

Horários:

  • Museu da Arqueologia e Paleontologia

(Rua Voluntários da Pátria, nº 1485 - Centro)

Visitação: das 12h15 às 17h45, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, das 9 às 12 horas

Mais informações: 3332-4933

  • Museu do Futebol e dos Esportes

(Rua Mauro Pinheiro, s/nº, dentro da “Arena da Fonte” – Fonte Luminosa)

Visitação: de segunda a sexta, das 12h15 às 17h45; aos sábados, das 9 às 12h

 Mais informações: 3322-2207

  • Museu Ferroviário

(Rua Antônio Prado, s/nº - Centro)

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 17h45; e aos sábados, das 9 às 12 horas

Mais informações: 3332-3739

  • Museu Voluntários da Pátria

(Praça Pedro de Toledo, s/nº - Centro)

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 17h45; e aos sábados, das 9 às 12 horas

Mais informações: 3322-4887

  • Museu da Imagem e do Som        

(Rua São Bento, 909 – Centro)

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 17h45

Mais informações: 3322-9708

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.