22Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Cultura no Samba especial abre o Carnaval Para Todos 2016

Cultura no Samba especial abre o Carnaval Para Todos 2016

culturasamba

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart realizam neste domingo (31), a partir das 10h, em frente ao Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, no Centro (ao lado da Prefeitura), a abertura do Carnaval Para Todos 2016. Até por volta das 14h, com acesso gratuito à população, estarão se apresentando vários grupos da cidade, com samba e outros ritmos similares. 

 

Denominado Cultura no Samba Especial – Esquenta Carnaval 2016, o evento será realizado em parceira com a Rádio Morada do Sol FM, que fará a transmissão ao vivo, dentro do programa “Brasil das 10 as 2”, com apresentação de Júlio Cesar. 

Os shows ficarão por conta de Teroca & Amigos, incluindo Gustavo Rodrigues, Banda Cambaio, Grupo Por Akzzo, Amaral, Bel Souza, Batukada de Primeira, Grupo Vaidade, Pagode dos Amigos e Grupo Nó na Madeira. Se chover, a atividade será realizada no interior do Palacete das Rosas. 

Para o secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, a população terá mais uma oportunidade de poder prestigiar o Cultura no Samba Especial – Esquenta /Carnaval 2016. 

“Todas as famílias da cidade e os que gostam de samba são nossos convidados para esta grande festa”, enfatiza Renato. 

E visando oferece maior conforto, os banheiros do Palacete estarão disponíveis ao público presente.

Grupos 

O grupo Teroca & Amigos (mais Gustavo Rodrigues), que abrirá o evento a partir das 10h, é formado por Tico Belda (cavaco e voz), Teroca (cavaco e voz), Frankinho (violão de 6 cordas), Carlos (violão 7 cordas), Marcão (surdo), Noé (pandeiro), e os dois mais jovens, Vinícius Silva (rebolo e cavaco) e Vinícius Marin (percussão leve e cavaco). 

Nesta apresentação, com a participação especial do sambista são-carlense Gustavo Rodrigues, Teroca desfilará um repertório de sambas clássicos de Cartola, João Nogueira, Wilson Batista, Noel Rosa, Dona Yvone Lara&Delcio Carvalho, Nelson Cavaquinho e Silas de Oliveira, além do samba autoral Bamboleio, entre outros. 

A Banda Cambaio carrega em sua bagagem uma vasta experiência em diversos tipos de eventos. A Cambaio é formada por Vinicius Maganha (voz e guitarra), Nemias Santana (Guitarra e cavaco), Daniel previato (baixo), Rodrigo ito (sax), Tony Gonçalves (trumpete), Fabio Nê (percussão), Renato Foca (percussão), Ju polêmico (percussão) e Cleiton Lopes (bateria).

Sambas e derivados 

O Grupo Por Akzzo objetiva resgatar grandes sucessos do samba, além de gêneros derivados. Composto por Fabrício Lápis (cavaco e voz) Victor Oliveira (vocal), Doca Gabriel (percussão), Léo (violão), Jackson (pandeiro) e Anésio Barros (rebolo). Nesta edição do Cultura no Samba – Esquenta Carnaval 2016, o grupo recebe, como convidado, o sambista Amaral, reconhecido pelo sucesso alcançado com o então Magnatas do Pagode, em décadas anteriores. 

Izabel Souza há dez anos já canta profissionalmente. Além de fazer apresentações solo, também integra o grupo Mulheres em Canto e Zulu Jazz. 

O Grupo Batukada de Primeira se apresenta com um repertório de sucessos, sempre visando reforçar a cultura popular brasileira. A banda é formada por Anderson Silveira (cavaquinho/voz), Lucas Parila (violão), André Batukada (rebolo/voz), Jair Alves (pandeiro), Luiz Carlos Junior (repique de mão/reco-reco/voz) e Serginho Moraes (Surdo/voz). 

O Grupo Vaidade começou em 2005 numa reunião de amigos, como diversão. Como os convites começaram a surgir, a banda se profissionalizou com um repertório de clássicos do samba. É composta atualmente por Adilson (cavado), Ademir (voz e tamborim), Markinho (pandeiro), Thiago (surdo) e Washiton (rebolo).

Junção e histórias 

Já o grupo Pagode dos Amigos, lançado em abril de 2013 com músicos de várias outras bandas, tem crescido profissionalmente cada vez mais. 

E o Grupo Nó na Madeira, formado por jovens músicos que atuam em diversas áreas, tem como objetivo levar ao público sambas de grandes compositores, como Ataulfo Alves, Zé Kéti, Cartola, Chico Buarque e Nelson Cavaquinho, entre tantos outros.

Serviço

Cultura no Samba Especial - Esquenta Carnaval 2016

Local: em frente ao Palacete da Esplanada das Rosas

Rua São Bento, 794, Centro, ao lado da Prefeitura

Data: domingo, 31 de janeiro

Horário: das 10 às 14 horas

Acesso gratuito

 

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.