21Novembro2017

Araraquara.com.br

Você está aqui: Home Notícias Cultural e Social Movimento Violão de fevereiro recebe violonista internacional Fábio Zanon

Movimento Violão de fevereiro recebe violonista internacional Fábio Zanon

movimentoviolao

Fábio Zanon é uma das figuras dominantes no cenário internacional de violão clássico.

Iniciou os estudos musicais com seu pai, um talentoso amador, prosseguindo-os com Antônio Guedes, Henrique Pinto e Edelton Gloeden. Como solista ou camerista, tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte e do Sul, Austrália e Oriente Médio, e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall em Nova York , Sala Verdi em Milão, Musikhalle em Hamburgo, Ateneo em Madri, KKR em Lucerna e todos os maiores teatros do Brasil.

Em 2001, realizou sua primeira turnê pela Rússia, incluindo concertos de extraordinário sucesso na Sala Tchaikovsky em Moscou e no Philharmonie de São Petersburgo, e, como solista do Concierto de Aranjuez frente à Filarmônica de Londres, celebrou o centenário do nascimento de Joaquín Rodrigo.

Zanon oscilou entre o violão, a regência e a carreira acadêmica até completar sua graduação na Universidade de São Paulo em 1987. 
Em 1990 decidiu radicar-se em Londres, estudando com Michael Lewin na Royal Academy of Music, onde também assistiu aos masterclasses de Julian Bream e completou sua formação em regência, obtendo um Mestrado pela Universidade de Londres.

Zanon tem levado sua arte às novas gerações, ministrando cursos em todo o mundo, incluindo a Royal Academy e Royal College of Music em Londres, Academia Gnessin em Moscou, Universidade de Viena e, de Nova York a Los Angeles, já visitou a maioria das universidades de maior prestígio nos EUA, além de atuar regularmente em festivais na Grã-Bretanha, EUA, Canadá, Brasil, Espanha, Alemanha, Áustria, República Tcheca, Polônia, Portugal, Uruguai, Austrália, entre outras. Na temporada 2003- 04 a Rádio Cultura de São Paulo transmitiu a série de 26 programas idealizados e apresentados por Fabio Zanon, a Arte do Violão, com surpreendente repercussão.
Em Araraquara, o concerto acontecerá no SESC Araraquara, que está localizado na Rua Castro Alves, 1315, a partir das 20 horas. E em Ribeirão Preto, no Teatro Minaz que está localizado na Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista, a partir das 19 horas. A entrada nos dois concertos é gratuita e os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do concerto.

Vídeo fábio Zanon - https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=acqbgFleBoc 

Sobre Movimento Violão

Nascido em Araraquara, o Movimento Violão têm 13 anos de existência.
Nesse período,  foram lançados um DVD e um CD dos projetos decorrentes dos anos de 2009-11. Esse material vem sendo distribuído gratuitamente nas escolas de música do país, numa atitude que fomenta a cultura musical de forma singular e inédita. 

Em 2012 o projeto ganhou um site interativo com fórum, o qual teve mais de dois milhões de visitantes nos seus primeiros meses de atividade, sendo colocado entre os mais acessados na lista do Google. Em abril de 2013 será lançado o segundo DVD do Movimento Violão, contando com os melhores momentos da série de 2012.

O projeto já recebeu os mais renomados violonistas, entre eles: Duo Assad, Eduardo Isaac, Pablo Marquez, Jorge Caballero, Marco Pereira, Paulo Martelli, Brasil Guitar Duo, Franz Halász, Cecília Siqueira, Fernando Lima, Brasil Guitar Duo, João Paulo Figueiroa, Ulisses Rocha, Edson Lopes, Duo Siqueira Lima, Geraldo Ribeiro, Gilson Antunes, Chrystian Dozza, Paulo Bellinati e Weber Lopes, Edelton Gloeden, Fabio Zanon, Pedro Martelli, Francisco Araujo, Gilson Antunes, Angela Muner, Gustavo Costa, Amadeu Rosa, Quarteto Abayomi, João Carlos Vitor, Paulo Inda, Quaternaglia, Regina Albanez, Alieksey Vianna, Ulisses Rocha, Duo Priedols Kacelnik, Quarteto Tau, João Kouyoumdjian, Andre Simão, Franciel Monteiro, entre outros.

Folhacidade

imagem012
Araraquara.com.br - O primeiro e melhor portal da cidade, desde 1996.